Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura tenta conter estragos provocados pelas chuvas fortes em Rio das Ostras

Publicado

em

 

A Prefeitura de Rio das Ostras segue trabalhando para minimizar os impactos das chuvas fortes que caem na cidade, e que já somam um acumulado de mais de 450 milímetros (mm) nos últimos 40 dias, sendo 50 mm concentrados em apenas meia-hora no último domingo, 8.

Com equipes de plantão 24 horas por dia nas ruas, o município tenta conter os estragos, atender à população e prevenir novos alagamentos, como os que têm sido divulgados nas redes sociais, especialmente em unidades públicas de saúde e educação.

Entre as equipes de trabalho estão os agentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que continuam atuando de forma incansável por toda a cidade, com apoio dos caminhões “Vac-All”, veículo industrial de alta potência, que utiliza sistemas de aspiração e jatos de alta pressão para limpeza e desobstrução de locais alagados.

De acordo com a prefeitura, o trabalho do SAAE foi intensificado nos últimos dias visando a desobstrução das redes de drenagem, priorizando as principais vias de deslocamento da população.

“Estamos trabalhando em regime de urgência desde a última quarta-feira, dia 4, mobilizados, inclusive, durante todo o final de semana. Atendemos a diversas chamadas na madrugada de ontem (domingo, 8), por conta dos estragos das chuvas, e hoje (segunda, 9), desde cedo, já estamos novamente nas ruas sem hora para encerrar nossas operações”, contou o presidente do SAAE, Maycon Prata.

Além de mobilizar equipes com maquinário e operação nos chamados piscinões, o SAAE vem atuando ao lado da Coordenadoria de Defesa Civil, auxiliando em questões emergenciais que surgem ao longo do dia.

“Todas as secretarias municipais estão unidas para recuperar a cidade e atender às demandas da população afetada. Neste momento, as equipes de Serviços Públicos estão no Cláudio Ribeiro, com equipamentos e veículos, para retirada de barro, lama e limpeza das áreas atingidas pelas chuvas. Os serviços estão priorizando os pontos mais críticos e a prefeitura segue monitorando o clima e o nível dos rios e canais”, explicou o município.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, as equipes da pasta também atuam de forma conjunta com os demais órgãos municipais, focando no recolhimento de entulho, galhadas e outros materiais que prejudicam o escoamento da água das chuvas.

“Como tem ocorrido em todos os momentos de fortes chuvas e após esses eventos, por determinação do prefeito Carlos Augusto (PL), a Secretaria de Meio Ambiente tem colocado todos os recursos à disposição da Defesa Civil, Serviços Públicos e SAAE, com a Guarda Ambiental e suas viaturas. Os demais serviços da Secretaria estão sendo intensificados, como recolhimento de entulho, galhadas e inservíveis. O pessoal de limpeza urbana também está atendendo às demandas existentes nos pontos afetados em toda a cidade. Anteriormente a essas chuvas volumosas, é realizado o trabalho de manutenção na Cidade, que nos últimos 40 dias recebeu cerca de 450 mm”, ressaltou Ricardo Torres.

Para solicitar atendimento em caso de necessidade, a prefeitura disponibiliza canais com a Coordenadoria de Defesa Civil, através de ligações para o telefone 199, ou por mensagens de WhatsApp para o número (22) 2760-8394, e com o Corpo de Bombeiros, com ligações para o 193.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana