Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Saquarema culpa concessionárias por falta de luz e água na cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Saquarema usou seus canais oficiais e redes sociais nesse sábado, 3 de janeiro, para divulgar uma nota em que “lavou as mãos” pelos problemas de luz e água vividos pela população na virada de 2025 para 2026.

Na nota, a prefeitura reforça que não tem responsabilidade na operação dos sistemas de luz e água da cidade, mas que acompanhará as cobranças de providências junto às concessionárias e órgãos públicos responsáveis.

“A Enel atua em uma concessão federal. Logo, todas as reclamações devem ser direcionadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pelo telefone 167 ou pelo site, http://www.aneel.gov.br/. A Águas de Juturnaíba opera em uma concessão estadual. Logo, todas as reclamações devem ser direcionadas à AGENERSA (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) pelo telefone 0800 024 9040 ou pelo e-mail, ouvidoria@agenersa.rj.gov.br”, escreveu o município, em nota.

De acordo com a prefeitura, as Águas de Juturnaíba teria informado que os problemas de abastecimento que deixaram diversos moradores sem água na cidade teriam sido causados por tempestades em São Vicente que afetaram o fornecimento de energia.

Segundo a concessionária, as tempestades teriam provocado picos e quedas de energia, levando à paralisação temporária do sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA), o que deixou a população sem água.

“É importante esclarecer que: o abastecimento de água é de responsabilidade da concessionária Águas de Juturnaíba, assim como a manutenção e operação da Estação de Tratamento; as interrupções no fornecimento de energia elétrica que afetaram diretamente o sistema de tratamento de água e o fornecimento elétrico para a cidade de Saquarema, são de responsabilidade da Enel, concessionária de energia”, argumentou o município.

No fim do comunicado, divulgado nesse sábado, no site e nas redes sociais da prefeitura, o governo afirma que vêm mantendo contato com as duas concessionárias, cobrando normalização dos serviços, especialmente nos bairros mais afetados e nas unidades de saúde e demais serviços essenciais.

“A prefeitura reforça que não se omite diante da situação, está atenta às demandas da população e continuará cobrando das concessionárias e dos órgãos responsáveis as soluções definitivas para evitar que ocorrências como essa voltem a impactar a cidade”, concluiu.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana