Atento ao período de chuvas, o poder público de Macaé vai intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti na cidade. O entendimento é que o período chuvoso favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, reforçando a necessidade de ações preventivas.
As ações serão intensificadas em bairros, localidades e distritos. A programação prevê visitas regulares das equipes de Vigilância Ambiental ao longo do mês em residências do município. Na ocasião, serão passadas orientações à população com o objetivo de eliminar focos do mosquito e também promover campanhas educativas.
O poder público de Macaé destaca também que a participação da população é vista como fundamental para evitar o aumento de casos das doenças no município. A principal forma de prevenção é impedir que o mosquito encontre locais para se reproduzir. Por isso, alguns cuidados simples devem ser adotados no dia a dia como não deixar água parada em pratos de plantas, utilizando areia até a borda; manter caixas d’água, tonéis e cisternas bem tampados; guardar garrafas sempre com a boca para baixo; limpar calhas e ralos regularmente; manter lixeiras bem fechadas e evitar o acúmulo de recipientes que possam juntar água.
Em comunicado, a Secretaria de Saúde reforça que a dengue é uma doença grave que a prevenção se faz necessária dentro de casa. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima ao apresentar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e mal-estar. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos, e pequenas atitudes podem fazer grande diferença na proteção da saúde da população.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.