Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Rio das Ostras debate implantação de estacionamento rotativo

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Rio das Ostras segue estudando a implantação do estacionamento rotativo na cidade, como o objetivo de aumentar o número de vagas próximas aos eixos comerciais.

Na última quinta-feira, 1 de junho, o projeto foi discutido com representantes de setores da sociedade, em um encontro que aconteceu no Parque dos Pássaros.

Segundo técnicos da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, a necessidade de maior disponibilidade de vagas aumenta a cada ano, devido ao grande volume de veículos que circulam na cidade.

Atualmente, de acordo com a prefeitura, a frota de carros e Rio das Ostras chega a 75 mil automóveis. Destes, segundo dados de 2015 do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), 45 mil seriam emplacados no município.

A equipe da secretaria explicou ainda que as ruas do Centro não foram projetadas para receber esse fluxo. Outro problema identificado pela Comissão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana é que alguns motoristas têm o hábito de ocupar as poucas vagas da cidade durante todo o dia, o que impossibilita que outros automóveis possam estacionar na área central.
“A pesquisa identificou que motoristas percorrem pelo menos duas vezes o mesmo local até conseguir estacionar”, explicou o Secretário Municipal de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira.
Pelo projeto do Estacionamento Rotativo, a empresa vencedora da licitação terá 10 anos de concessão sobre o serviço, sendo obrigadas a oferecer em contrapartidas paraciclos e veículos de remoção, conforme a direção do edital, que, segundo a prefeitura, está em processo de finalização.
“A expectativa é de que dentro de 90 dias seja concluído todo o processo. A empresa vencedora será responsável pela cobrança e administração das vagas. O Rotativo deve contemplar três mil vagas, entre 8h às 22 horas, de acordo com o local”, concluiu a prefeitura.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana