Mais uma reunião foi realizada entre os representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos) e do novo governo de Cabo Frio com o intuito de debater as demandas da categoria. O encontro, que foi considerado positivo nos avanços das negociações aconteceu no gabinete do prefeito. Além do Prefeito, Dr. Adriano, também estiveram presentes os secretários de Educação, Cláudio Leitão; de Fazenda, Antônio Carlos Nascimento Vieira; a de Administração, Eliceia da Silveira e o secretário de Governo, Eduardo Monteiro.
Durante o encontro foram definidas algumas resoluções para os problemas apresentados, como o descongelamento do triênio, já a partir deste mês, e o pagamento das duas parcelas pendentes do décimo terceiro salário de 2015. Pela proposta da Prefeitura, a primeira parte será depositada já no próximo dia 31 e a segunda, em 31 de janeiro de 2019.
Outro ponto com o qual o Governo Municipal se comprometeu com os trabalhadores foi a equiparação salarial entre os inspetores escolares e os auxiliares de classe - antigo anseio da categoria. Nesse caso, a Prefeitura ficou de elaborar um projeto de lei, uma vez que a legislação prevê que alterações dessa natureza têm que ser aprovadas na Câmara Municipal.
Além disso, a Prefeitura reforçou o compromisso de pagar os salários até o quinto dia útil do mês seguinte, conforme prevê a lei, mas afirmou que fará um esforço para que os vencimentos sejam depositados até o fim de cada mês corrente.
Foi tratada também a questão do concurso público. A próxima chamada do concurso de 2009 acontecerá em dezembro, com a possibilidade de ser antecipada. E, segundo o governo, está sendo feito um levantamento para a realização de concurso público no município para o próximo ano.
Apesar do avanço em boa parte da pauta reivindicatória, a questão do sábado letivo ainda ficou em aberto. Essa é uma das principais demandas, que afligem a categoria, que pede respostas rápidas. O Governo sugeriu ao sindicato uma nova reunião e uma assembleia para tratar especificamente do assunto.
Ao final da reunião, o prefeito destacou a importância da categoria e garantiu a valorização deles.
“Vocês são muito importantes, são mais importantes do que qualquer um de nós. Sei que todos sofreram muito, eu acompanhei o sofrimento de vocês, como os atrasos de pagamento e a falta de respeito. São os professores que abrem as portas para que a pirâmide social possa se inverter. São eles que ensinam aos futuros médicos, engenheiros, jornalistas, advogados, suas profissões de uma forma geral. No meu governo, o compromisso é respeitar e valorizar todos os profissionais da Educação”, finalizou o prefeito.
Paralisação – A categoria irá paralisar as atividades na próxima sexta-feira, 10, em adesão ao Dia Nacional de Luta. Na data estabelecida pela CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT, haverá atos por todo o Brasil com o intuito de mostrar o retrocesso das leis trabalhistas.
Em Cabo Frio, o ato realizado pelo Sepe está marcado para às 9h, na Praça Porto Rocha.