Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Cabo Frio anuncia retorno dos Centros de Apoio Pedagógico

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Educação, anunciou que irá retornar com as atividades dos três Centros de Apoio Pedagógico (Cenapes) do município. As unidades foram fechadas em 2016 e a previsão é que sejam reativadas no início do ano letivo, em fevereiro.

De acordo com a Prefeitura, os Cenapes receberão novos equipamentos e profissionais de diferentes áreas de atuação, como fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores.  O objetivo é universalizar o acesso à Educação Básica e ao Atendimento Educacional Especializado para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

A secretária adjunta de Educação, Denize Alvarenga, explica que oferecer apoio psicopedagógico aos alunos da rede é uma necessidade que se tornou ainda mais emergente com a extinção dos serviços, que impediu o acesso dos alunos a serviços essenciais:

“A gente resgata um serviço que foi interrompido, causando enorme prejuízo a alunos e alunas que precisam de algum atendimento profissional especializado contínuo. Com a reinauguração, a Educação retoma esse tipo de atendimento, cobrindo essa lacuna na educação especial”.

O secretário de Educação, Claudio Leitão, afirma que a reativação dos Cenapes é mais uma iniciativa da Prefeitura na busca de um município com maior inclusão: “Essa reinauguração é mais um avanço da Educação de Cabo Frio, particularmente dando uma atenção maior à educação inclusiva. Os centros vão fazer com que a Educação avance no atendimento especializado dos alunos com necessidades especiais”, concluiu.

Mais lidas do mês