Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Cabo Frio anuncia o IPTU 2019 com reajuste de 4,4%

Avatar

Publicado

em

 

Imposto pode ser parcelado em até 11 vezes ou pagamento em cota única com desconto de 10%

 

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou aumento de 4,4% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. O pagamento em cota única até o dia 31 de janeiro dará direito a um desconto de 10%. Se o pagamento for feito até o dia 8 de fevereiro, o percentual cai para 7%. E a prefeitura concede 5% de desconto para quem fizer o pagamento em cota única até o dia 20 de fevereiro - data da primeira parcela para aqueles que quiserem parcelar em até onze vezes - com as parcelas vencendo sempre no dia 20 de cada mês.

Os carnês devem ser distribuídos aos contribuintes ainda em dezembro. A Prefeitura firmou uma parceria com o Banco do Brasil, que patrocinou a confecção dos 75.101 carnês que serão enviados para as residências. O valor total do IPTU lançado é de R$ 99 milhões. A prefeitura arrecada entre 55% e 60% do valor total lançado. Em 2018, até novembro, foram arrecadados R$ 48 milhões com IPTU. A expectativa é aumentar esse valor no ano que vem porque, além da campanha de descontos, também termos unidades móveis passando nos bairros para facilitar a população na emissão dos carnês e no pagamento.

Segundo o tesoureiro da Secretaria de Fazenda, Clésio Guimarães Faria, o dinheiro arrecadado com o IPTU entra diretamente nos cofres da Prefeitura que pode ser utilizado na melhoria da cidade e, “porque a lei obriga a Prefeitura a fazer a cobrança na Justiça em caso de não pagamento, e isso não é bom para ninguém, porque a pessoa pode até mesmo perder o imóvel e ninguém quer isso” relembra ele.

Tânia Garabini

Mais lidas da semana