Mídias Sociais

Cidades

Praça Quilombola será inaugurada neste sábado, 12, em Búzios

Publicado

em

 

Neste sábado, 12, acontece a inauguração oficial da Praça Quilombola, na Praia Gorda, no bairro Rasa, em Búzios. A cerimônia, que oficializará a conclusão da obra, está marcada para às 9h.

A Praça conta com um busto, que representa uma mulher da etnia banto, que foi esculpido pelo artista Gilmário Santana, em uma pedra bruta extraída em São Pedro da Aldeia.  O espaço também conta com um anfiteatro para apresentações ao ar livre.

Para o Prefeito, André Granado, a obra é uma grande conquista para a cidade, além de ser um símbolo de valorização a comunidade quilombola. “A entrega dessa praça é um marco da luta, da superação e da conquista da liberdade que vem se consolidando com várias realizações e ações que tem contribuído também para dar independência a este bairro especial”, enfatizou o Prefeito.

Vale destacar que o bairro da Rasa possui uma área quilombola reconhecida em 2005 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pela Fundação Palmares, em 2005. Além disso, o ponto onde a praça foi construída marca um ponto de desembarque do tráfico de escravos na Região.

Mais lidas da semana