Mídias Sociais

Cidades

Praça do INEFI é aberta integrando espaço com a comunidade da Rasa

Avatar

Publicado

em

 

Nesse sábado, dia 7, às 9h, no bairro da Rasa, a prefeitura de Búzios inaugurou a Praça do INEFI - Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves. O espaço é aberto para toda a comunidade buziana. Às 10h uma cerimonia oficial determinou a abertura do local. Sem grades ou alambrados delimitando sua área, a nova praça é mais um ponto de encontro e lazer da população, principalmente dos moradores da Rasa e bairros adjacentes.

Com dois quiosques para a comunidade, vestiários feminino e masculino, banheiros públicos, anfiteatro, arquibancada, pista de skate (desenhada pelos próprios skatistas da Associação de Skate), quadra de areia para voleibol, quadra de futebol soçaite com grama sintética (reformada e reposicionada), duas quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, calçadas, estacionamento com intertravado e cabine para base fixa da Guarda Municipal, a praça vem suprir a demanda do bairro, oferecendo um espaço completo para a prática de esportes e diversão da população.

O prefeito André Granado esteve presente no local da inauguração e deixou explicita a sua empolgação com o local “é uma alegria muito grande, uma satisfação muito grande, que é uma praça, um complexo, que é uma escola de ensino fundamental e médio e o Cine Teatro, agora a parte da praça que vai estar aí garantindo não só atividade física, mas também a parte cultural, encontro das famílias”, falou.

Entregando mais uma obra, André ainda deixou claro que o bairro da Rasa sempre foi prioridade em seu mandato, “esse espaço é só mais uma obra que entregamos na Rasa. A Rasa já recebeu um Correio novo, pavimentação, médico 24 horas com ambulância 24 horas, clínica da família, Policlínica Municipal, Centro Municipal de Fisioterapia, cobertura da quadra da Escola Municipal João Guelo, quadra coberta e com vestiário da Escola Municipal Ciléia e Mudinho, drenagem de várias ruas. A Rasa está deixando de ser um bairro dormitório e se tornando um bairro independente, onde as pessoas vão poder resolver sua vida no próprio bairro”, disse.

Nascido e criado na cidade de Búzios, o funcionário público, Diego Neves, demostrou alegria ao falar de um espaço que é tão importante para os moradores, “é uma praça da liberdade, antes era uma área restrita, e era usada para uso político e uso de poucas pessoas. Apenas a Escola que era usada pela comunidade, as quadras não. Hoje nós temos Cine teatro, Ensino Médio, arena de futevôlei, palco, anfiteatro... o mais importante de tudo, é o livre uso da população, é o legado que o governo deixa”, deixou claro.

Convenio com Governo do Estado e Federal

A Praça do Inef foi feita através de um convenio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A obra veio com recursos do governo do estado, 95%, e o Governo Municipal com 5%. O secretário de convênios, Beto Jordão, revelou que com a crise atravessada pelo Governo do Estado, o município teve que ceder além dos seus 5% para a conclusão da obra, “Infelizmente o Estado atravessa uma grande crise, talvez uma das maiores crises enfrentada, que não conseguiu repassar todo o recurso referente a obra e o município assumiu alguns custos, teve que aumentar o valor que daria originalmente para concluir essa obra”, alegou.

Além dessa obra a Prefeitura tem outras obras em convenio. Uma creche, mais duas praças na Vila Verde, a pavimentação de ruas e a Clínica da Família. Outras obras que foram feitas em parceria com o Governo Estadual e Federal.

Foto: Flávio Sardou

Foto: Flávio Sardou

Outras obras estão por vir

A secretaria de Obras anuncia que já está em fase de preparação de planilha para licitação, a segunda etapa da obra, que prevê a reforma total do Ginásio, vestiários, arquibancada e área externa que compõe a piscina semiolímpica existente, incluindo o muro de arrimo que delimita o local, com readequação de todo o sistema de drenagem.

Lucas D’Assunção

 

Mais lidas da semana