A movimentação de transatlânticos em Búzios continua. Nesta semana, dois navios ancoraram no balneário mais charmoso da Região dos Lagos.
O super transatlântico Seaview, com 5.429 passageiros chegou logo pela manhã. De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico cerca de 50% a 80% dos passageiros desembarcam em Búzios. Essa é a segunda vez que o navio para em Búzios e a previsão é que retorne nove vezes até o final da temporada.
Infelizmente, por problemas técnicos, os passageiros do Sovereign, que também ancorou na cidade não puderam desembarcar.
Todos que desembarcaram utilizaram o píer do Centro. Para o município, a reabertura do píer público do centro pela Prefeitura de Búzios é uma importante conquista para o desenvolvimento turístico.
Segundo o Secretário Cesar Fernandes, o impacto direto da chegada dos transatlânticos é muito positivo. A economia arrecada cerca de R$ 5 milhões em tributos e taxas, e mais R$ 10 milhões em comércio dos restaurantes, lojas, suvenires e passeios. Além desses, todos os outros serviços da cidade são impactados, como táxis, lojas de roupas, ambulantes, barracas nas praias, boates etc.
“O cliente do cruzeiro é cliente da cidade toda, inclusive no âmbito imobiliário e hoteleiro” declara Cesar. Segundo uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vergas, aproximadamente 90% dos passageiros de transatlânticos retornam na baixa temporada para passar alguns dias na cidade. Cesar ainda declarou que muitos, às vezes, procuram imóveis para vir morar em Búzios.