Mídias Sociais

Cidades

Pescado cabo-friense é apresentado em Simpósio Estadual Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

Publicado

em

 

Caso seja aprovado, o município poderá ser um dos fornecedores para órgãos federais

 

O município de Cabo Frio agora tem chances de fornecer seus pescados para instituições federais. Nesta semana, o superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, participou do Simpósio Estadual Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos, realizado no Centro de Instrução Almirante Graças Aranha, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião foram levadas amostrar dos peixes do mar de Cabo Frio.

De acordo com a superintendência, seis espécies de peixes foram levadas para o simpósio: duas anchovas; dois douradinhos, posta e filé; dois xereletes, dois batatas; dois pargos e dois maria-mole. Elas serão avaliadas pelos responsáveis pela agricultura familiar da Marinha, Exército e Aeronáutica. Se aprovado, o município poderá fornecer o pescado para instituições federais.

Para Alexandre Marques essa é a oportunidade de expandir o pescado do município e valorizar o trabalho dos profissionais da pesca.  “Os pescadores e Cabo Frio vão ganhar muito com essa expansão do comércio do pescado. Nossos peixes foram muito bem apreciados pelos responsáveis pela agricultura familiar das forças armadas brasileiras”, comemorou o superintendente.

Sobre o evento - Os Simpósios Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos são eventos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o apoio de vários parceiros. A ideia é incentivar o aumento do volume comercializado e aproxima os agricultores dos órgãos compradores. Além de também ser uma forma de incentivar a agricultura familiar, promovendo a sua inclusão econômica e social e geração de renda. Nesse processo de expansão e aprimoramento foi criada a modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra institucional, na qual é possível aos Órgãos Federais, Estados, Distrito Federal e Municípios comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar, por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório. Além disso, técnicos e servidores das áreas de compras são orientados nos eventos sobre a preparação das chamadas públicas no atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana