Mídias Sociais

Cidades

Pesagro-Rio/Macaé há 41 anos pesquisando laranjas

Avatar

Publicado

em

 

Uma das pesquisas  foi destaque na Revista Técnico-Científica de Citricultura “Laranja”, do Estado de São Paulo, em 2001. 

 

 

Da redação

 

A Pesagro-Rio, unidade de Macaé, há 41 anos vem pesquisando laranjas. São pesquisas, que segundo o pesquisador Jerônimo Cabral, tem apresentado inúmeros resultados que ajudam a fortalecer o meio rural do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de viabilizar soluções tecnológicas, gerando, adaptando e transferindo conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento da agropecuária local.

Uma das pesquisas  foi destaque na Revista Técnico-Científica de Citricultura “Laranja”, do Estado de São Paulo, em 2001. O trabalho foi desenvolvido ao longo de 15 anos em Macaé e conduzido pelo pesquisador Jerônimo Graça. Segundo ele, as nossas condições  edafoclimáticas,  um novo porta-enxerto, chamado ‘Citrumelo’ para a copa da Laranja ‘Natal’, foi mais eficiente em relação a produção de frutos, do que o único porta-enxerto utilizado à época, como o Limão Cravo. “Este trabalho ajudou a mudar a forma de se produzir mudas cítricas, pois desta data para frente os produtores passaram a pedir que se fizesse a muda cítrica com diversificação do porta-enxerto, pois o ‘Citrumelo’ além de promover ganhos de 37% em produtividade do pomar, também confere as plantas uma excelente resistência a doenças fúngicas de solo, que provocam muitas mortes nos pomares” .

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana