A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio da Vigilância em Saúde, enviou para análise pássaros recolhidos na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, no Centro da cidade. Há alguns dias, a população tem denunciado a frequência do aparecimento desses animais mortos no local.
De acordo com a Prefeitura, com o objetivo de identificar a causa da mortandade, a SESAU enviou cinco animais para analise, sendo um submetido ao monitoramento feito por uma bióloga perita ambiental. As espécies foram encaminhadas para Instituto Jorge Vaistman, no Rio de Janeiro, para a primeira etapa de análise. Posteriormente o material passará por exames complementares nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz), também na capital fluminense. Todo o trâmite executado pela prefeitura aldeense, por meio da SESAU, segue o protocolo do Ministério da Saúde, amparado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Após os procedimentos um laudo será emitido, afim de prestar esclarecimentos a população aldeense.
“Todas as ações que estamos realizando tem o objetivo de encontrar uma resposta para o que vem ocorrendo na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares. O trabalho realizado pela Saúde prima pela prevenção, tomamos as medidas que cabem à Saúde, que é encaminhar o material para ser investigado. Aguardaremos o resultado para termos uma resposta embasada para a população aldeense”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.