Mídias Sociais

Cidades

Parque Natural da Restinga do Barreto, em Macaé, inaugura viveiro de plantas

Avatar

Publicado

em

 

A programação contou com arte, coral e educação ambiental

 

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Secretaria de Ambiente, inaugurou, nesta quinta-feira, o viveiro de plantas do Parque Natural da Restinga do Barreto, o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga. A programação contou com arte, coral e educação ambiental. O objetivo foi conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A ação contou, ainda, com a presença de cerca de 150 alunos da Escola Municipal Olga Benário Prestes, que realizaram um trabalho com arte em caixas d'água, trilha e apresentação de coral. No período da tarde, o Parque recebeu, em média, 70 estudantes do Colégio Municipal Elza Ibrahim.

O secretário de Ambiente, Gerson Martins, afirmou que a unidade de conservação foi criada em dezembro do ano passado e já contribui com a educação ambiental. "Apesar de ser uma unidade localizada no meio urbano, ela tem sido fundamental para multiplicarmos informações sobre a preservação do meio ambiente. Frequentemente, recebemos estudantes e profissionais no espaço com o intuito de desenvolver trabalhos de educação ambiental", frisou Gerson.

O biólogo e responsável pelo parque, Henrique Charles, explicou que a proposta da estufa é produzir frutas e sementes para reflorestar as partes que estão desmatadas no parque, como pitanga, cajueiro, aroeira e espécies da Mata Atlântica que têm preferência ao ambiente de restinga.

"A ideia foi atrair um número de pessoas para mostrar a importância do local para o meio ambiente. É preciso que as pessoas gostem de estar aqui para poder defender o espaço. A restinga é aberta à população todos os dias da semana, porém, as visitas guiadas, que inclui palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia de restinga, devem ser agendadas", afirmou Henrique.

Os estudantes Matheus Mendes, 16 anos, e Letícia Azevedo, 14 anos, ambos do 9º ano do Ensino Fundamental, foram os ganhadores do concurso de desenho sobre preservação do meio ambiente. "A ideia foi mostrar que a preservação evita mudanças climáticas no nosso meio ambiente", afirmou Matheus.

Parque - O Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto possui 32 hectares. A restinga é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, sal, sol e mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, bromélias e pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a fauna local.

O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo email: parquebarreto.sema@gmail.com.

Mais lidas da semana