Ligações clandestinas de esgoto foram retiradas na região da praia de São Bento, no bairro da Passagem, em Cabo Frio. A ação foi realizada através de uma operação conjunta entre a Prefeitura de Cabo frio, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos e a concessionária de água e esgoto do município, a Prolagos.
De acordo com a Prefeitura, as ligações estavam conectadas na rede de drenagem pluvial (água da chuva), que era despejado irregularmente no meio ambiente. A equipe da Secretaria de Obras retiraram seis manilhas e toda a tubulação de ferro. Com a intervenção, a nova rede será conectada ao sistema de esgotamento sanitário da concessionária.
“Além de retirar as manilhas, foi necessário ainda concretar a saída da tubulação na lagoa. Vamos construir uma nova rede conectada ao sistema da Prolagos, interrompendo o ciclo de despejo irregular de esgoto no meio ambiente”, contou o assessor especial da Secretaria de Obras, Eduardo Leal Guimaraes.
A coloração da água indicava possível despejo de esgoto sem tratamento adequado no local. “Estamos atuando para coibir o despejo irregular de esgoto na lagoa que afeta a balneabilidade e prejudica o ecossistema. Vale lembrar que cada cidadão é responsável pela ligação de esgoto da residência para evitar a situação encontrada”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.