Uma operação conjunta realizada entre as Guardas Ambientais de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama resultou na apreensão de diversas redes na Lagoa de Araruama, na área que compreende o município de São Pedro da Aldeia. Toda a extensão da Lagoa está em período de Defeso, quando a pesca fica totalmente proibida.
De acordo com a Guarda de São Pedro da Aldeia, foram apreendidas cerca de 20 redes de pesca irregulares, com tamanho acima do permitido por lei, o que caracteriza pesca predatória, com o agravante da ação ser praticada em período proibido. As redes com tamanho regular foram encaminhadas para a Delegacia de Iguaba Grande e armazenadas no pátio da Secretaria de Obras.
De acordo com o comandante da Guarda Ambiental aldeense, Roselito Pereira, o material foi encontrado em diversos pontos da lagoa. “Foi a operação mais bem sucedida deste período de Defeso, quando conseguimos retirar da lagoa traias e redes criminosas, pesca predatória mesmo. Uma parte desse material foi destruída ali mesmo, no local da operação, e outra parte, encaminhada para a delegacia. Os pescadores foram liberados e o camarão, maior parte da apreensão, o que estava vivo foi devolvido à lagoa e o restante distribuído à populares que acompanhavam a operação, para evitar deterioração”, disse.
O Defeso da Lagoa de Araruama, previsto em lei federal, inciou no dia 1º de agosto e vai até do dia 31 de outubro. O objetivo é repovoar a lagoa, protegendo a reprodução das espécies.