Mídias Sociais

Cidades

Novo Rio Card servirá como cartão de débito e até para pagar táxi

Bertha Muniz

Publicado

em

 

A piadinha muito comum que as pessoas fazem quando vão passar um cartão: “Aceita Rio Card?", vai deixar de ser apenas uma brincadeira. A partir do início de 2019, o mesmo cartão que dará direito à passagens ônibus, trens, metrôs, VLTs, barcas e vans valerá também como cartão de débito. Será o O RioCard Mais.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, 01/09, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Uma vez abastecido com créditos em dinheiro, o cartão poderá ser usado para o pagamento de outras despesas, fazer compras em mercados, farmácias, pagar contas de consumo e até colocar recarga no celular.

O cartão Riocard, atualmente usado no transporte público, servirá também de cartão de débito pré-pago. Além do metrô, trens, barcas e ônibus, a novidade será aceita nos táxis. Segundo Daniel Waldeck, gerente da Riocard, o Riocard Mais entrará em vigor em 2019, em data ainda a ser definida pela Prefeitura do Rio.

Serviço semelhante já foi utilizado no Rock In Rio e nas Olimpíadas de 2016. Agora, o Riocard Mais poderá ser usado em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira Visa, que estampará o cartão. Além de compras pela internet e em lojas físicas, o cartão poderá ser utilizado em supermercados, lojas de vestuário e farmácias. Mesmo quem tem o nome sujo poderá ter acesso ao serviço.

O cadastro e a recarga deverão ser feitos em um aplicativo que ainda será lançado, e não exigirá consulta ao SPC e Serasa porque o usuário só gastará o que for previamente carregado no cartão. O Novo RioCard é uma parceria entre a operadora de cartões e a Prefeitura do Rio.

—  O que nos motivou com relação a esse cartão foi a questão da segurança. Tem muita gente que é assaltada no ponto de ônibus. Agora (com a possibilidade de levar o dinheiro no RioCard), se o cidadão for roubado é só ligar e cancelar o cartão. Aquela pessoa que não tem cartão de débito agora vai poder ter cartão Visa — disse o prefeito Marcelo Crivella,  que lançou o o Ricard Mais no Palácio da Cidade, onde o chefe do executivo carioca estava acompanhado de representantes do setor de transportes.

A recarga para a funcionalidade de transporte continua sendo possível no site Recarga Fácil, nas lojas RioCard, em máquinas de recarga e em pontos conveniados. Gerente de novos negócios da RioCard, Daniel Werneck disse que mais informações devem ser divulgadas em breve.


 

Mais lidas do mês