Mídias Sociais

Cidades

Notícia de mulher presa em Macaé por vender espetinhos de cachorro é falsa

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Fake News foi compartilhada através das redes sociais e grupos de whatsApp.

Mais uma notícia falsa tem circulado pela internet trazendo preocupação para a população: a de que uma mulher teria sido presa por vender carne de cachorro em formato de espetinho, no bairro Lagomar, em Macaé. A “notícia” tem sido divulgada pelas redes sociais onde além das informações sobre o suposto crime, também vem anexada com imagens da suposta presa e de cães abatidos.

Segundo o texto da publicação, a farsa teria sido descoberta depois de denúncias anônimas. Os vizinhos teriam começado a sentir falta dos animais e os sumiços teriam levantado desconfianças. "Foi quando ouviram alguns grunhidos dos animais na hora do abate, foi chamado a polícia local e feito a prisão em flagrante”, afirma o texto.

No entanto, a notícia é falsa. Apesar de ter sido compartilhada sem responsabilidade, a notícia já foi esclarecida pelo site Boatos.org, especialista em desmascarar esse tipo de conteúdo. As imagens estão na rede desde 2016.

Além de Macaé, segundo o portal, a notícia tem sido compartilhada em diversas cidades do Brasil, como São Paulo (SP), Recife (PE), Nova Iguaçu (RJ), Ceará-Mirim (RN) e Beberibe (CE), sempre retratando como se o evento tivesse acontecido na cidade. Entretanto as fotos dos cães abatidos circulam na internet desde 2016 e sequer são originarias do Brasil.

Deixamos um alerta a população para que não divulgue informações ou notícias cuja veracidade não seja comprovada através de um veículo de comunicação idôneo. Infelizmente as chamadas “Fake News” tem se alastrado pelas redes sociais levando desinformação e muitas vezes pânico a muitas pessoas desinformadas.

É importante lembrar que não são apenas os veículos de comunicação que tem responsabilidade pelas informações que divulgam, pois a população também deve se conscientizar sobre as informações que estão compartilhando.

 


 

Mais lidas do mês