Mídias Sociais

Cidades

MPRJ lança inteligência artificial para ajudar a analisar pedidos de registro de candidatura

Publicado

em

 

Com o fim do prazo para que partidos e coligações enviem os pedidos de registro de candidatura nessa quinta-feira, 15, entrou em operação nessa semana a nova ferramenta de inteligência artificial do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ).

De acordo com o órgão, a ferramenta será usada para analisar os pedidos de registro, visando agilizar o processo de avaliação e de eventuais impugnações de candidaturas pelos promotores de Justiça.

Batizada de “Robô do Registro de Candidatura”, a ferramenta é capaz de, em poucos cliques, identificar candidaturas irregulares, alertar questões que podem afetar a elegibilidade e analisar todo um banco de registros de forma automatizada.

“Essa tarefa sempre foi muito trabalhosa: o membro do MP precisava pesquisar manualmente o nome de cada candidato em diferentes sistemas de informações. Agora, essa verificação deixa de ser individual e exclusivamente manual, passando a ser feita em grupos e automaticamente”, explicou o MPRJ.

Ainda segundo o órgão, a ferramenta foi desenvolvida pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ).

Para o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, a expectativa é que a tecnologia contribua para um processo eleitoral mais limpo e eficiente, já que o “robô” é capaz de apontar rapidamente possíveis inelegíveis, mas ele ressalta que a tecnologia não substituirá a análise individual dos candidatos feita por promotores de Justiça.

“Isso amplia nossa capacidade de fiscalização e, desta forma, podemos entregar melhores resultados para a sociedade, que é o objetivo principal. O ‘robô’ poderá ser um 1º filtro, identificando prontamente candidaturas não elegíveis e alertando para as que podem ter alguma irregularidade. Dessa forma, há mais tempo para analisar minuciosamente todas as outras”, avalia Luciano Mattos.

Assessor da Secretaria Geral de Planejamento Institucional do MPRJ, o promotor de Jutsiça, Sidney Rosa”, ressalta que a ferramenta é um serviço informativo que acaba gerando impacto na produtividade da verificação de dados do órgão.

“Isso acelera e otimiza demais o trabalho do promotor, que era exclusivamente manual. Hoje ele (o promotor) importa a lista toda e o ‘robô’ apresenta os alertas sobre os candidatos e quais as questões críticas ou em desconformidade”, completa Sidney Rosa.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana