Moradores de Tamoios, distrito de Cabo Frio, tem sofrido com a presença de ratos. O problema, que começou recentemente pode ser oriundo do acumulo de lixo, além da grande quantidade de terrenos e casas abandonadas.
A moradora da Rua Orlando Bragança, lado praia, Damiana, está assustada com a situação. “Na minha rua nunca tivemos problemas com ratos, sinceramente não sei o que está acontecendo, mas acho que a grande quantidade de terrenos baldios pode contribuir”, comentou a moradora, que também acrescentou o problema do descarte do lixo “Também acho que os moradores não sabem o dia da coleta, e acabam deixando seus lixos por muito tempo na rua”, lembrou.
Outra moradora de Unamar contou que o acumulo de lixo nas ruas é o maior problema. Com o déficit no serviço de coleta de lixo que atinge o distrito, é mais comum do que se pode imaginar pilhas de lixo espalhadas pela localidade, o que é o habitat ideal para esses animais. Por sorte, ela conseguiu ajuda. “Depois de quase 20 dias que pedi, os vetores foram lá em casa e colocaram um remédio que segundo eles, os próprios ratos levam par o ninho, o que diminui bastante a presença desses animais. Antes até no motor do carro eles estavam entrando”, contou.
O comerciante Viana contou que a venda de veneno para ratos e de ratoeiras aumentou muito nos últimos tempos. “Daqui a pouco vou abrir uma loja só para vender essas coisas porque é o que mais está vendendo”, comentou.
O rato e seus perigo - Apesar de parecer um animal inocente, o rato representa um grande perigo para o ser humano, trazendo doenças graves. A principal delas é a leptospirose, doença transmitida pela urina dos ratos, penetram nos homens pelas mucosas ou através de algum machucado. O tratamento é feito com antibióticos, mas se a doença não for descoberta a tempo, pode levar à morte.
Os ratos também são responsáveis pela Peste bubônica ou peste negra, Hantavirose, Sarnas, alergias, dentre outras.
Não é à toa que os ratos são considerados pragas urbanas porque se proliferam muito rapidamente nas cidades, principalmente, em ambientes onde há grande quantidade de lixo ou itens abandonados.