Mídias Sociais

Cidades

Moradores de Tamoios, distrito de Cabo Frio, estão preocupado com a grande quantidade de mosquitos

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Devido a proximidade com áreas de mata, o Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, sempre registrou um número grande de mosquitos, principalmente no verão. Mas esse ano, a situação está assustando os moradores da localidade, que afirmam que nunca viram a situação chegar a tal ponto. Os insetos estão por toda parte, inclusive, durante o dia.

Rosane, que mora há mais de dez anos em Unamar, conta que Tamoios sempre teve muito mosquito, inclusive, alguns casos assustadores, mas não que chegasse do jeito que está hoje. "Teve um ano que parecia que chovia mosquito. Durante uma noite inteira, era mosquito para tudo que é lado. No dia seguinte todo mundo só sabia comprar repelente e inseticida. Mas isso durou apenas uma noite. Mas esse ano, os mosquitos estão por todos os lados, inclusive, durante o dia, em meio a tantas doenças causadas pelo mosquitos, estamos apavorados", contou.

Nos bairros com maior quantidade de terrenos vazios, a situação ainda é pior. No Florestinha, por exemplo, diversos terrenos acumulam uma grande quantidade de mato, além de água devido as constantes chuvas. Com isso, o criadouro de mosquito fica ainda maior.

"Eu não aguento mais. Lá em casa a gente brinca que daqui a pouco estamos sem sangue. Eles mordem o dia todo, até por cima da calça jeans. É algo assustador", comentou Rafaela Caroline, que mora há mais de 15 anos na Região e também nunca viu nada igual.

Muitos moradores pedem a volta do carro fumacê, porém o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental de Cabo Frio informou que uma norma técnica do Ministério da Saúde, divulgada em 2011, proíbe o uso de carro fumacê. O equipamento só pode ser utilizado em caso de epidemia, o que não ocorre no município. A Vigilância Sanitária cabo-friense utiliza, no entanto, um fog com repelente de citronela.

 

 

Dicas para evitar os mosquitos:

 

  1. Cortar a grama é uma ótima maneira de ajudar a evitar mosquitinhos. Durante o dia, a vegetação, com a grama vasta e as plantas, é um bom lugar para os mosquitinhos repousarem e resistirem a altas temperaturas.

 

  1. A água parada encontrada em vasos, calhas, pneus, etc. oferecem aos mosquitos um local excelente para colocar seus ovos. Então, para auxiliar a tornar sua habitação e seu quintal menos sedutores para esses bichos, você tem que retirar qualquer água parada que seja capaz de achar-se dentro da sua moradia e em volta do seu quintal.

 

  1. Uma ótima opção é colocar telas nas portas e janelas, que são capazes de ajudar a obstruir os pontos de entrada mais fáceis para os mosquitos, além de admitir que você mantenha uma incrível corrente de ar pela casa.

 

  1. O uso de repelente ajuda a evitar que os animais piquem.


 

Mais lidas do mês