
Os moradores do distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, não estão nada satisfeitos com o serviço de coleta de lixo na localidade. Há diversos pontos, com grande quantidade de resíduos acumulados, sem que a coleta aconteça.
A situação preocupa a moradora, Adriana Conovisk, que teme o que pode acontecer quando a chuva começar a cair. “Nossa cidade está abandonada! Eu costumava dizer que Barra de São João era limpíssima, mas infelizmente tudo isso mudou, a cidade está um lixão. Quero ver quando começar a chover, aquelas chuvas fortes, o que será desse lixo indo para as redes fluviais!?”, questionou Adriana.
É claro que a justificativa para o problema é a crise. A Prefeitura de Casimiro de Abreu confirmou que o contrato de prestação desse serviço, assim como muitos outros, precisou ser reduzido em função da falta de verba ocorrida com a queda no repasse dos royalties.
Porém, a justificativa não é suficiente para os moradores como Márcia Cristina. “A desculpa é a mesma, a crise. E os prefeitos que não contam com os royaltes, não dão conta do mesmo jeito? Nem por isso retiram serviços essenciais”, avaliou a moradora.
A Prefeitura ainda informa que a coleta de lixo no distrito Barra de São João é diária e em dias alternados nos bairros Peixe Dourado I e II, Recanto dos Paratys e Green Villagge. Todos os horários e dias são divulgados periodicamente nas redes sociais e permanentemente no site oficial do município,www.casimirodeabreu.rj.gov.br. O setor pediu ainda a colaboração dos moradores para que realmente respeitem os horários e dias, evitando deixar o lixo nas ruas. Vale destacar também o mesmo para o descarte de entulho. Especificamente, o esse tipo de material precisa necessariamente ser agendado por meio do telefone do Disk Entulho, 99845-3927, antes de ser posto na rua.
Thaiany Pieroni