O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá realizou na última sexta-feira (12) a formatura de mais de 800 alunos da Jornada de Alfabetização Sim, Eu Posso!. O evento foi realizado na Quadra da União de Maricá e contou com a participação de educadores, familiares e parceiros, e contou com apresentações e leitura de textos produzidos pelos formandos.
O município tem bastante para comemorar. Isso porque ao longo deste ano, 1.065 moradores concluíram o programa, que integra as ações do município para reduzir e eliminar o analfabetismo.
O presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez, destacou o avanço do programa no município: “Parabenizo cada formando. Seguimos trabalhando para garantir qualidade de vida, dignidade e continuidade dos estudos. O projeto é de vocês e para vocês”, disse.
A coordenadora da Jornada de Alfabetização, Paula França, ressaltou o esforço dos educandos: “Retomar os estudos não é fácil. Hoje celebramos a conquista de quem venceu cansaço, desafios e acreditou na educação como porta de transformação”, contou.
A formanda Rosana Conceição Barbosa, 61 anos, emocionou o público ao compartilhar sua trajetória.
“Criar minhas filhas sozinha vendendo biscoito foi uma luta. Hoje, ler e escrever é um orgulho enorme. Estudar é maravilhoso”, afirmou.
Já Seu Jorge Luiz de Almeida, 59 anos, morador do Abrigo Mumbuca, reforçou o desejo de seguir avançando:
“Estudar mudou minha vida. Quero fazer faculdade de construção civil. Sem ensino, a gente não chega a lugar nenhum”, concluiu.