Mídias Sociais

Cidades

Maricá confirma caso de gripe H1N1 em criança de 1 ano e meio

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Criança foi liberada para continuar o tratamento em casa com a medicação específica e está sendo acompanhada por médicos do município.

A secretaria de Saúde de Maricá, Simone Costa, confirmou durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (5),  que a cidade tem um caso confirmado de infecção pelo vírus H1N1. De acordo com o município, uma criança de 1 ano e meio deu entrada em um hospital da rede pública na última semana de maio, já recebeu alta médica e passa bem.

O diagnóstico feito por exame confirmou a Influenza compatível com vírus H1N1. O paciente foi levado primeiramente para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal e transferido para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde recebeu tratamento. A prefeitura de Maricá afirmou ainda que a criança foi liberada para continuar o tratamento em casa com a medicação específica e está sendo acompanhada pela equipe de pneumologia do município.

De janeiro a maio deste ano, o estado do Rio de Janeiro registrou 28 mortes por influenza, com 105 casos da doença. O número praticamente se iguala a todas as mortes ocorridas em decorrência de gripe em 2018, quando houve 30 óbitos entre 233 casos da doença. Lembrando que a vacinação para a população em geral será realizada no Estado do Rio de Janeiro a partir do dia 15 de junho.

O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações.

Mais lidas da semana