Com o objetivo de promover o mesmo entretenimento para todos, Macaé está desenvolvendo uma programação especial para o Natal Magia e o espetáculo das Águas Dançantes. Ambos os eventos vão contar com programação inclusiva e especial, voltada à acessibilidade. A ação visa reforçar o compromisso da cidade com a inclusão.
Um dos eventos mais aguardados do ano, o espetáculo das Águas Dançantes vai contar com sessões exclusivas para pessoas com sensibilidade auditiva. A ideia é proporcionar um ambiente mais acolhedor para autistas, bebês, idosos, pessoas com sensibilidade e animais.
As apresentações inclusivas serão realizadas nos dias 05 de dezembro, às 21h; 14 de dezembro, às 20h; e 20 de dezembro, às 19h. No dia 20, a sessão tradicional será às 21h30.
Já a Vila do Papai Noel terá sua programação inclusiva marcada para 17 de dezembro, quando haverá uma sessão especial de patinação no gelo voltada a autistas e crianças com necessidades específicas, realizada sem luzes e sem som. No mesmo dia acontecerá o Dia Neurodivergente, com o Núcleo de Dança Portadores da Alegria e o espetáculo da recreadora e contadora de histórias Carolina Ferreira, a Tia Carol.
Para melhor acolhimento das crianças neurodivergentes, o show adota animações de baixo estímulo em imagens do painel de Led; linguagem simples, clara; brincadeiras interativas de fácil interpretação e execução, além de comandos corporais com demonstração visual.
A secretária de Cultura, Waleska Freire, afirmou que um dos objetivos é garantir que o Natal da cidade seja verdadeiramente acessível e acolhedor.
“Queremos que a arte chegue a todos os cantos da cidade, promovendo experiências inclusivas e valorizando nossa identidade”, disse a secretária.