Mídias Sociais

Cidades

Lília Vídeo perde batalha contra câncer e se despede

Avatar

Publicado

em

 

Nesta sexta-feira, dia 14, Macaé amanheceu mais triste. Lília Beatriz Maran Pereira, colunista e servidora pública, que há pouco mais de um ano lutava contra uma leucemia aguda, perdeu a batalha contra a doença e faleceu.

Amigos e familiares puderam prestar suas ultimas homenagens na singela cerimônia de despedida que aconteceu na Câmara Municipal.

Kelvin Carvalho, amigo há mais de 30 anos de Lili, como era carinhosamente chamada, disse que apesar da saudade que fica, tristeza é um sentimento que passa longe quando o assunto é Lília Vídeo.

”Lili sempre exalou felicidade por onde passava. Eu não estou triste, estou muito feliz pelo estilo de vida que ela teve, sempre sorridente e positiva. Ela não é sinônimo de tristeza. Pelo contrário, é e sempre será sinônimo de felicidade. Lília deixa uma grande contribuição para Macaé. Mesmo depois de descobrir a doença, sempre se manteve positiva. Ela viveu tudo o que tinha para viver e mais. Lógico que sentiremos falta. Mas alegria que ela deixou vai ficar comigo para sempre”.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas, ocupa a cavidade dos ossos.

Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos, que acaba causando anemia, dos glóbulos brancos, causando infecções, e das plaquetas, causando hemorragias.Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.

Neste período, familiares mobilizaram macaenses para que pudessem doar sangue para Lília, que estava realizando processos de transfusões e quimioterapia. No entanto, bem como todos os amigos disseram, até o ultimo minuto lutou com muita bravura e sem perder a sua marca registrada: o sorriso que demonstrava gratidão e felicidade pela vida.

 

 

 

Flávia Martins

Mais lidas da semana