Mídias Sociais

Cidades

Janeiro acabou, mas a onda de calor permanece forte em todo país

Publicado

em

 

No estado do Rio de Janeiro, fevereiro começará com temperaturas de 40 graus

 

 

O mês de janeiro se despediu no estado e em todo país com altas temperaturas, que não eram registradas e sentidas há mais de vinte anos. Fevereiro não será diferente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a região Sudeste até o dia 4, a temperatura será de 40 graus, quando também está prevista nebulosidade mas sem previsão de chuva para o primeiro final de semana do mês. Para Macaé, a temperatura será de 37 graus com possibilidade de chuva somente na segunda-feira (4).

Para o Grande Rio, regiões Serrana e dos Lagos, a previsão é de períodos com sol e muitas nuvens de manhã, mas com risco de novos temporais à tarde e à noite. Mesmo com previsão de chuva, o ar fica abafado no Rio de Janeiro. O Norte Fluminense tem várias horas com sol forte e pancadas de chuva isoladas no fim da tarde.

Cuidados de Saúde

Para enfrentar este clima, bom tomar cuidados para combater sintomas como fraqueza, tonteira e pouca energia. Para enfrentar este clima, bom tomar cuidados para combater sintomas como fraqueza, tonteira e pouca energia.

Crianças, adultos e idosos precisam de mais atenção. Os bebês, principalmente os recém-nascidos, têm muita água em sua composição corporal e isso faz com que ocorra desidratação com mais facilidade. Para os bebês, a indicação é deixá-los apenas com fralda e para as mamães que estão amamentando, beber muita água para que o leite seja suficiente para hidratar a criança.

Diferente dos adultos, nem sempre as crianças e idosos sentem necessidade de ingerir água. A sede é um sinal de que o corpo está precisando de água, e muitas vezes sem senti-la os idosos e crianças sofrem com a perda de líquidos.

As pessoas mais idosas têm que estar atentas aos sinais do corpo. Assim como as crianças não sentem muita sede, os idosos não costumam transpirar muito e isso pode induzir ao engano de que o corpo não está precisando de água. Portanto, é preciso sempre oferecer água aos idosos, mesmo que eles não sintam sede. Jogar água nos pulsos e nuca ajuda a melhorar o calor.

Uma dica que vale para todos, independente da idade, é sempre deixar uma vasilha com água no ambiente em que estiver com o ar condicionado ligado. Assim o ambiente ficará mais úmido.

Tânia Garabini


 

Mais lidas do mês