Mídias Sociais

Cidades

Inea é rigoroso com o Aeroporto de Búzios e moradores se questionam sobre o canal da Marina

Avatar

Publicado

em

 

Menos de um mês após ser reaberto (depois de ficar fechado por quatro anos), o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios, fechou para pousos e decolagens mais uma vez. O aeroporto foi reaberto no dia 28 de maio, depois de quatro anos fechado. Contudo, a falta das licenças ambientais, obrigatórias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Estadual do Ambiente, impede que haja qualquer tipo de operação no local.

Partindo da regra aplicada no Aeroporto de Búzios, alguns moradores se questionam em relação a concessionária de águas Prolagos, que, de acordo com a Prefeitura Municipal joga esgoto no canal da Marina e não recebem intimação ou multa por essa prática. De acordo com a Prolagos, a explicação é: o que é jogado não é esgoto, e sim um efluente tratado. Efluente seria o resíduo que sobra do esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto, e que essa prática é comum e licenciada.

"Acho um absurdo tanta preocupação com o aeroporto, que poderia estar trazendo turismo pra cidade, e ao mesmo tempo nenhuma ação, ao menos que vejamos, com aquele esgoto que cai ali na Marina. Um cheiro horrível, que envergonha quem entra em Búzios. Meu pai conta que pescava ali. Agora aquela água preta e fedida", opinou a Tasmara Alameda, moradora da localidade.

A Secretaria de Meio Ambiente já emitiu multas, por esses atos, sem qualquer efeito, para a concessionária, além de exigir medidas imediatas para mudar esse cenário. Agora, o Governo Municipal busca apoio da sociedade civil para levar adiante o projeto de rompimento do contrato, que vence somente em 2041, com a Prolagos.

“Esse contrato foi prorrogado em 2011 por mais 30 anos de forma irresponsável. Nele, a concessionária tem poucos compromissos com relação ao tratamento de esgoto, a maior parte é com relação ao fornecimento de água. Nós temos condições de ter recursos federais vultosos, que poderiam atender de imediato a nossas demandas, mas somos impedidos porque temos uma concessionária”, explicou o Dr. André, que se reconhece refém da situação com a população.

O Diário da Costa do Sol fez contato durante o dia com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e até o fechamento da edição não obteve resposta.

Box :  Vereador Henrique Gomes diz estranhar interdição do Aeroproto de Búzios pelo Inea

Durante a sessão da última terça-feira, dia 12, o vereador Henrique comentou sobre o fechamento do aeroporto pelo INEA: “Estivemos com o aeroporto, que é fonte de recursos em relação ao turismo receptivo na cidade, fechado sem recursos para que ele voltasse a operar. Depois de conseguirmos os recursos com a iniciativa privada, o INEA em uma atitude no mínimo estranha – uma vez que em outras cidades como Maricá e Macaé acontecem situações semelhantes e o aeroporto segue funcionamento normal, suspende os pousos e decolagens por falta de licença. Parece uma ação de perseguição contra a cidade que atrapalha o bom andamento dos projetos. E quem sai penalizado é o município. Durante o fim de semana  me reuni  com o deputado Julio Lopes, que depois de nossa conversa já esteve com o governador para resolver a situação do aeroporto. Uma vez que estamos às portas das Olimpíadas e não podemos perder os benefícios que esse evento vai nos trazer com os turistas que visitarão o país. Estamos juntos tomando as medidas cabíveis para que a reabertura do aeroporto aconteça o mais rápido possível. É absurdo que com ações como essa do INEA ao interditar o aeroporto acabem por afastar investidores que tanto lutamos para buscar na iniciativa privada, desafogando assim as verbas municipais que estão a cada dia mais escassas.  Temos como exemplo também a Marina que poderia ser muito melhor aproveitada se estivesse em boas condições de receber tantos veranistas que tem embarcação na cidade. Além do que seria uma forma de gerar mais empregos, acabando com a cultura de que a Prefeitura é a maior empregadora da cidade. Temos de gerar riqueza com riqueza”.

 

Mais lidas da semana