Mídias Sociais

Cidades

Fragmentos de óleo encontrados entre as praias do Peró e Conchas, em Cabo Frio, é enviado para análise

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Alguns pequenos pedaços de óleo encontrados entre as praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, na quinta-feira, 28, foram entregues à Capitania dos Portos e será encaminhado para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), órgão da Marinha do Brasil.

Apesar da medida preventiva, especialistas do município acreditam que os vestígios de óleo encontrados, ainda são referentes ao um vazamento de óleo que ocorreu em abril e atingiu a Região dos Lagos.

Nesta sexta-feira, 29, agentes da Guarda Marítima e Ambiental percorreram todas as praias do município e não identificaram mais nenhum vestígio do material.

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que está tomando todas as providências necessárias e está de prontidão para que as praias não sofram danos causados pela contaminação por óleo bruto. O monitoramento é feito diariamente por agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Marítima e Ambiental e Comsercaf.

Representantes do Programa Bandeira Azul também fazem o monitoramento. Por se tratar de pequenos fragmentos, não há a possibilidade de contaminação. O trecho segue certificado. De acordo com a coordenação do programa, se óleo atingir qualquer praia certificada, a bandeira deve ser baixada até que o local seja completamente limpo. A Bandeira Azul pode ficar sem ser hasteada por até 10 dias sem prejuízo para o restante da temporada.

Mais lidas da semana