Mídias Sociais

Cidades

Forte São Matheus, em Cabo Frio, passará por obras

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As obras no acesso ao Forte São Matheus, na Praia do Forte, em Cabo Frio, começaram nesta semana. O planejamento é que o guarda-corpo de todo o acesso ao Forte São Matheus ganhe hastes de aço inox, novas correntes e pintura com epóxi, além da ponte, que será recapeada com cimento.

De acordo com a própria Prefeitura, quem visita o local atualmente, pode perceber que o acesso ao monumento está precário. As correntes que compunham o corrimão cederam, assim como as hastes de sustentação, dificultando a chegada de visitantes. “A subida ao Forte apresenta riscos ao público, por isso, vamos tornar o percurso mais seguro. Todas as alterações foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e obedecem à normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas” explica Luiz Cláudio Gama, presidente da Comsercaf.

A obra custará aproximadamente R$31 mil aos cofres públicos e será realizada pela empresa vencedora da licitação, LC Lobo Serviços ME, que deve entregar o espaço com as alterações necessárias, dentro de 30 dias.

“O Forte tem uma grande relevância histórica pois protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil. Essa reforma é muito importante porque possibilita que o turista e a população cabo-friense possam conhecer melhor a história da cidade”, destacou a secretária de Cultura, Meri Damaceno.

O Forte São Matheus é um dos pontos turísticos mais visitados de Cabo Frio. Foi construído  entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Iphan.

“Estamos cuidando para que o cidadão cabo-friense tenha de volta a dignidade que merece. Afinal, resgatando os patrimônios culturais e turísticos, preservamos a história e identidade de Cabo Frio e temos a possibilidade de promover um turismo de qualidade”, explicou o prefeito, Dr. Adriano Moreno.


 

Mais lidas do mês