As obras no acesso ao Forte São Matheus, na Praia do Forte, em Cabo Frio, começaram nesta semana. O planejamento é que o guarda-corpo de todo o acesso ao Forte São Matheus ganhe hastes de aço inox, novas correntes e pintura com epóxi, além da ponte, que será recapeada com cimento.
De acordo com a própria Prefeitura, quem visita o local atualmente, pode perceber que o acesso ao monumento está precário. As correntes que compunham o corrimão cederam, assim como as hastes de sustentação, dificultando a chegada de visitantes. “A subida ao Forte apresenta riscos ao público, por isso, vamos tornar o percurso mais seguro. Todas as alterações foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e obedecem à normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas” explica Luiz Cláudio Gama, presidente da Comsercaf.
A obra custará aproximadamente R$31 mil aos cofres públicos e será realizada pela empresa vencedora da licitação, LC Lobo Serviços ME, que deve entregar o espaço com as alterações necessárias, dentro de 30 dias.
“O Forte tem uma grande relevância histórica pois protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil. Essa reforma é muito importante porque possibilita que o turista e a população cabo-friense possam conhecer melhor a história da cidade”, destacou a secretária de Cultura, Meri Damaceno.
O Forte São Matheus é um dos pontos turísticos mais visitados de Cabo Frio. Foi construído entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Iphan.
“Estamos cuidando para que o cidadão cabo-friense tenha de volta a dignidade que merece. Afinal, resgatando os patrimônios culturais e turísticos, preservamos a história e identidade de Cabo Frio e temos a possibilidade de promover um turismo de qualidade”, explicou o prefeito, Dr. Adriano Moreno.