Mídias Sociais

Cidades

Estudo faz levantamento de profundidade e aponta locais assoreados na Lagoa de Araruama

Publicado

em

 

Um estudo hidrodinâmica realizado na Lagoa de Araruama irá reconhecer a profundidade da laguna, além de identificar os locais assoreados. A atividade complementou o levantamento feito em março.

De acordo com a concessionária de água e esgoto, Prolagos, o estudo foi realizado pelo doutor em Geologia, Fabio Ferreira Dias, professor da UFF. Foi utilizado Utilizando uma sonda e GPS, o pesquisador saiu do Canal Palmer, em Cabo Frio, e percorreu a Praia do Siqueira, Sal Cine, Perynas, Campo Redondo, Mossoró, Poço Fundo, Boqueirão até a Baleia, em São Pedro da Aldeia.

“Com o conhecimento da distribuição de profundidade é possível fazer a simulação da circulação da água. Sem esse modelo tridimensional do fundo lagunar fica difícil de entender as correntes que passam por aqui”, comentou Fabio, acrescentando que as informações serão encaminhadas aos pesquisadores da Coppe/UFRJ, responsáveis pela reprodução digital.

Para garantir a qualidade dos dados coletados, os pesquisadores instalaram um ponto de precisão topográfica na marina do Canal Palmer. Durante todo o período do levantamento batimétrico, o GPS posicionado neste local fez o rastreio simultâneo ao aparelho disponível no barco, coletando informações como latitude, longitude e altitude. “Quando as variáveis forem inseridas e processadas no programa, será possível comparar os dados e assegurar a sua exatidão”, explicou o engenheiro Cartográfico, Paulo Roberto Alves dos Santos, professor do Departamento de Análise Geoambiental da UFF.

Este ponto poderá servir de base para todos os levantamentos da Lagoa de Araruama, a exemplo de outro já disponível na região, instalado em propriedade da Marinha do Brasil, em Arraial do Cabo. O estudo prevê a reprodução digital da Lagoa de Araruama e tem como objetivo promover simulações computacionais de possíveis intervenções como dragagem e abertura de canal para identificar quais ações irão proporcionar a melhoria ambiental do ecossistema.

Ainda segundo a concessionária, o relatório final será compartilhado com representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e Consórcio Intermunicipal Lagos São João para que tenham subsídios técnicos para definirem suas ações em prol da laguna. Os dados apontados pela batimetria também servirão como base para a dragagem, que deverá ser feita pelo Inea nos próximos meses com recursos do Governo do Estado.

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana