Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, AA oferece ajuda anônima na recuperação do alcoolismo

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Não há taxas ou mensalidades para participar e buscar apoio.  O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber.

Uma reunião onde todos têm a mesma doença: o alcoolismo.  Assim, é a base dos grupos de Alcoólicos Anônimos – uma irmandade presente no Brasil há muitos anos e que tem como objetivo acolher e ajudar dependentes de álcool a largar o vício. Em Macaé são sete grupos de apoio. Na região, há grupos também em Barra de São João e Carapebus. Já na Região dos Lagos, há polos em e Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Cada reunião dá força para a pessoa em recuperação para evitar o primeiro gole nas vinte e quatro horas seguintes. Primeiramente, o Alcoólicos Anônimos é um grupo de ajuda mútua. Isso significa que todos estão ali para ajudar e serem ajudados. Em uma reunião do A.A. sempre há alguns que estão na sobriedade há um tempo, e, claro, os que estão participando pela primeira vez ou há pouco tempo.

Quando a reunião começa, todos podem colocar suas dúvidas, aflições, incertezas, preocupações e ansiedades. É um espaço livre. Há um tempo determinado para cada um, pois isso garante que todos que queiram compartilhar os sentimentos terão espaço.

Em um grupo de Alcoólicos Anônimos, ninguém te interrompe nem fala enquanto você está falando.  Em algumas reuniões pode ter a presença de um convidado especial que vai relatar a sua história de dependência e recuperação. Há também alguns encontros que há temas específicos.

Cada reunião do Alcoólicos Anônimos duram cerca de 1h a 1h30. Para participar, basta querer e buscar a mais próxima. Em Macaé, para ser membro de A.A..

“Somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições. Não estamos ligados a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição e não desejamos entrar em qualquer controvérsia, além de não apoiarmos o combate a quaisquer causas”, disse um dos membros.

A sede do Alcóolicos Anônimos em Macaé funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 1.169, sala 101, Centro. Para mais informações, ligue 22 2772-4202. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber.

Em Macaé são sete grupos de apoio. Na região, há grupos também em Barra de São João e Carapebus. Já na Região dos Lagos, há polos em e Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

 


 

Mais lidas do mês