O Desembargador Jaime Dias Pinheiro Filho emitiu nesta quinta-feira, 19, uma nova decisão, que mantém a eleição do Conselho tutelar, realizada em Búzios. Na última semana, o Juiz da Comarca de Búzios, Dr. Raphael Baddini, havia emitido uma decisão anulando a eleição.
De acordo com o Desembargador, a decisão visa evitar possíveis prejuízos no funcionamento do órgão. “Inicialmente, observo que a posse dos Conselheiros eleitos está agendada para o dia 05 de janeiro próximo, sendo certo que a anulação do processo, neste momento, poderá ensejar considerável tumulto não apenas processual mas também, e principalmente, na rotina das atividades do Conselho Tutelar, comprometendo o atendimento às crianças e adolescentes de Armação dos Búzios", diz o documento assinado pelo Desembargador.
Eleição decidiu nome de cinco novos conselheiros
A população buziana definiu no domingo, 06 de outubro, os cinco novos conselheiros tutelares para os próximos quatro anos, são eles: Adriana Ribeiro de Oliveira (314 votos), Claudeir Borges Rangel Júnior (308 votos), Elaine de Almeida Ferreira (289 votos), Thamires Afonso Carvalho (258 votos) e José Carlos Portela de Souza (242 votos).
A eleição contou com 13 candidatos para compor Conselho Tutelar de Búzios referente ao quadriênio 2020/2023. Cinco conselheiros foram eleitos como membros e outros cinco serão suplentes, eles terão como missão contribuir na garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No total foram 2425 votantes, a eleição aconteceu em 5 colégios eleitorais da cidade: Vereador Emídgio Gonçalves Coutinho, Nicomedes Theotônio Vieira, Manoel Antônio da Costa, Professora Eulina de Assis Marques, e José Pereira Neves Júnior.