Mídias Sociais

Cidades

Educação de Carapebus promove semana de conscientização sobre Autismo

Avatar

Publicado

em

 

 

Toda a rede municipal de ensino está com atividades junto aos educadores visando a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas

 

Bertha Muniz

No último domingo (2), o Brasil e o mundo comemoraram Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Por conta da data, toda a rede municipal de ensino de Carapebus está com atividades junto aos educadores e alunos, referente a semana de conscientização e inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas. Na manhã desta segunda-feira (3), a Secretaria de Educação iniciou os trabalhos na escola Salim Selem Bichara, com palestras sobre o Autismo "Transtornos de Espectro Autista" – TEA; com apresentação dos alunos e uma singela demonstração de carinho de estudantes e educadores com a soltura de balões azulados em homenagem às quarenta crianças especiais que a rede municipal de ensino atende atualmente. A abertura do evento contou com a presença da secretária e vice prefeita, Marinete Possidônio; da coordenadora geral da Secretaria de educação, Silmara Santos da Silva; da coordenadora pedagógica da Secretaria de educação, Silvana de Oliveira Barcelos e da diretora da escola Salim Selem, Amarile Barreto.

“A secretaria de educação essa semana, está dando o ponta pé inicial para a efetivação no município da inclusão da educação especial nas escolas e garantindo o direito destes alunos, como também, capacitando os professores”, ressalta a coordenadora pedagógica, Silmara  Santos.

 

As atividades na escola Salim Selem Bichara começaram com os jovens cantando, seguido da soltura de balões em frente a unidade escolar e a fala da secretária e também vice prefeita, Marinete Possidônio. Na oportunidade, ela falou das atividades desenvolvidas pela Educação para atender os alunos especiais, através de atividades desenvolvidas pelo Centro Municipal de Atenção Especializado - CEMAE. Salientou que, a atual administração tem um olhar voltado para reforçar a Educação e a Saúde do município. “Já conseguimos atender 50% das demandas urgentes da Secretaria. Estamos melhorando gradativamente o atendimento que a Educação exige. Christiane e eu estamos empenhadas em transformar Carapebus, oferecendo um futuro para nossas crianças e jovens”.

 

Para concluir sua fala, a secretaria de Educação afirmou que estudos estão sendo realizados pela Prefeitura visando oferecer um aumento aos educadores municipais, bem como para os demais servidores, embora, ainda não tenha uma data definida desse estudo salarial.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 

A comemoração do o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de chamar a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno. O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque é mais comum em meninos.

 

Mais lidas da semana