Mídias Sociais

Cidades

Ecopontos para coleta de óleo vegetal usado começam a ser instalados em Cabo Frio

Publicado

em

 

Cinco pontos já foram definidos no primeiro distrito e em Tamoios ainda será feita uma analise

Nesta semana, o projeto de recolhimento de óleo de cozinha instalado em Cabo Frio começa uma nova fase, com a instalação dos ecopontos. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Meio Ambiente, órgão da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, para incentivar a coleta voluntária de óleo vegetal usado, que será revertida em ICMS verde para o município.

De acordo com a Prefeitura, neste primeiro momento, cinco ecopontos, que são compostos por um latão, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet, serão instalados em alguns dos principais pontos do Centro de Cabo Frio. O primeiro foi colocado nesta quinta-feira, 17, na Associação de Moradores da Vila do Sol. Nesta sexta, dia 18, será instalada uma unidade na Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró, e uma no condomínio Araci dos Santos, no Braga. Na próxima semana, em data ainda a ser definida, um ponto será colocado na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O próximo passo será a instalação em Tamoios. Na próxima quarta-feira, dia 23, haverá uma reunião em Tamoios com representantes dos condomínios Orla 500 e Florestinha para negociar a instalação de ecopontos nestes locais, que abrangerão cerca de três mil moradias. Há, também negociação com o Shopping UnaPark para a instalação de mais uma unidade no local.

De acordo com o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, a intenção é expandir o número de locais assim que mais ecopontos sejam disponibilizados. “Os cinco ecopontos que temos foram gentilmente cedidos pela Auto Viação Salineira. Assim que tivermos a confirmação de que mais unidades estarão à disposição, vamos planejar os locais estratégicos para instalação”, informou.

Sobre o projeto – O recolhimento do óleo é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e consequentemente os investimentos no setor do meio ambiente.

O ICMS Verde é uma verba estadual, que é oferecida para os municípios que desenvolvem ações socioambientais voltadas para a preservação do meio ambiente. Esse recurso é enviado diretamente para o Fundo do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o que garante um reforço nos investimentos no setor.

 

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana