Duas pessoas e materiais de pesca foram apreendidos durante a primeira operação conjunta de fiscalização, realizada nos municípios de abrangência da Lagoa de Araruama, para garantir o Defeso Total da Laguna.
Na localidade conhecida como Maracanã, próximo à Ponta do Ambrósio, em São Pedro, os fiscais encontraram duas pessoas que estavam com uma rede. Ambos foram detidos e conduzidos à 126ª DP.
Já no canal do Boqueirão, entre São Pedro e Iguaba, foi apreendida uma rede com cerca de 100 metros de extensão, com três peixes capturados. Os responsáveis pela rede não foram localizados.
Participaram equipes da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, Guarda Civil de São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande, policiais dos 7ª e 8ª UPAMs, Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais e Câmara Técnica de Pesca. As equipes se reuniram em Cabo Frio, de onde saíram para a operação. Foram utilizadas duas motos aquáticas e duas lanchas, além de cinco viaturas.
O defeso Total da Laguna de Araruama proíbe qualquer tipo de pesca, da artesanal à profissional, até o dia 31 de outubro. A população pode e deve denunciar pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com ou pelo telefone 99242-3041.