Em São Pedro da Aldeia, onde o Santo é o padroeiro da cidade, as festividades já começaram
Thaiany Pieroni
No dia 29 de junho é comemorado o dia de São Pedro. O Santo que é o padroeiro de São Pedro da Aldeia também tem grande importância nas demais cidade da Região dos Lagos, principalmente por ser o Santo protetor dos pescadores. Com isso, a semana será de comemorações por toda a Região.
Em São Pedro da Aldeia, as festividades já começaram no último fim de semana com um animado “arraiá”, além da procissão marítima. E nesta quarta-feira, 28, a festa recomeça às 18h30, tem Vésperas Solenes, seguida da cerimônia do Desentendimento de São Pedro, novena, missa e noite de petiscos.
Na quinta-feira, 29, dia do padroeiro e feriado na cidade, a programação começa cedo, às 6h30 com alvorada festiva e abertura da Igreja, com laudes solenes. Às 9h, tem missa solene, seguida de benção dos veículos. Às 16h, tem carreata das imagens do padroeiro até o Porto da Aldeia. De lá, parte a procissão terrestre presidida pelo arcebispo de Niterói Dom José Francisco. Durante a procissão, acontecerá a encenação do Auto de São Pedro. Às 19h, tem missa solene campal, cantada pela Arquidiocese de Niterói. Às 21h15m acontece a tradicional queima de fogos e show religioso com a banda “Frutos de Medjugore”. Encerrando a noite, ás 22h30, banda Rabuja, com o melhor do pop, sertanejo universitário, samba e outros ritmos.
Já na sexta-feira, 30, será ponto facultativo no município e a programação começa às 18h com oração do terço, seguida da ladainha de São Pedro e missa. Às 22h, é a vez do show da cantora Juliana Gorito, ex-participante do programa The Voice Kids. A programação encerra-se no sábado, 01, com concentração e alongamento para a caminhada ecológica (do Centro ao Porto da Aldeia, pela beira da lagoa), às 7h. Às 18h, tem vésperas solenes, seguida de oração do terço e homenagem aos padrinhos da Novena de São Pedro. Às 19h30 tem missa de ação de graças pela festa de São Pedro e encerrando, show com a cantora católica Adriana Arydes.
Em Búzios, a paróquia de Sant'Anna e Santa Rita de Cássia realizam a Festa do Padroeiro, durante todo o fim de semana. A programação contará com missas, reza do terço, arraiá com barraquinhas de comidas típicas, dança de quadrilha e fogueira, além da tradicional procissão solene com a imagem de São Pedro, realizada pela Colônia de Pescadores.
A programação começa na quinta-feira, 29, às 20h, com a santa missa na histórica Capela de Sant'Anna, no Centro de Búzios, e às 21h, a cantina será aberta com comidas típicas. No sábado, 01, às 18h, estão marcados a Oração do Angelus a reza do terço na Capela de Sant'Anna, seguida da Santa Missa, às 20h. O arraiá, com comidas típicas, dança de quadrilha e fogueira, está marcado para às 21h, no Morro da Igreja.
No domingo, 02, os festejos começam com a tradicional alvorada com a banda e repique dos sinos, saindo da Rua Brava em direção ao Morro da Igreja. A partir das 9h, começa a corrida de bote a remo, corrida de batera e corrida de stand-up e confraternização dos pescadores, em frente ao Píer dos Ossos. A partir do meio-dia tem procissão marítima com a imagem de São Pedro. Um almoço festivo com show de música está marcado para as 13h. A programação se encerra com almoço festivo na Praça dos Pescadores, na Praia da Armação, logo após o término da procissão. A última celebração religiosa está marcada para as 19h, com a santa missa na Capela de Sant'Anna.
Cabo Frio também não ficará de fora dos festejos em homenagem a São Pedro. Na Igreja São Pedro e São Paulo, que fica em Aquarius, no distrito de Tamoios, a programação começa nesta quinta-feira, 29, com missa solene, às 19h30. No domingo, 02, haverá Santa Missa, às 9h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro. A programação encerra no sábado seguinte, 08, com Santa Missa, às 18h, seguida festa julina.
Como na data também é comemorado o Dia do Pescador, no próximo domingo, dia 2, a Colônia de Pescadores Z-4 realiza a tradicional procissão no mar com a imagem do Santo Padroeiro à frente da comunidade pesqueira. A romaria começa no Boulevard Canal, a partir das 11h, em direção à Praia do Forte. Além dos barcos de pesca, a procissão terá duas escunas, cada uma com capacidade para 100 pessoas, com embarque gratuito.
Em Iguaba Grande, a tradicional Procissão Marítima em homenagem a São Pedro, será na quinta-feira, 29, a partir das 16h. O percurso será do Píer dos Pescadores, perto da Casa do Pescador, até a Capela de Nossa Senhora da Conceição.