Além da instalação das câmeras, o Forte vem recebendo melhorias estruturais desde o início deste ano
Nesta semana, a primeira câmara de vigilância foi instalada no Forte São Mateus, em Cabo Frio. A ideia é aumentar a segurança no local e principalmente, coibir a ação de vândalos no monumento histórico da cidade.
A melhoria foi possível através da parceria público privada. De acordo com a prefeitura, o equipamento foi doado pela empresa Costa do Sol TV a Cabo e Internet. Para que a câmera fosse instalada, foi necessária a colocação de um poste para fixação do equipamento e para melhorar a iluminação do local. A instalação do poste e da rede elétrica foi feita pela empresa Engeluz.
O diretor do Forte, Evangelos Pagalidis, ressalta a importância da parceria público privada para que os serviços sejam oferecidos com uma maior qualidade, em virtude no cenário econômico da cidade.
“É importante destacar que a parceria público privada é fundamental para que essas melhorias aconteçam, devido ao momento de pouca disponibilidade de recursos. A principal função da câmera é coibir os vândalos, para que eles não depredem o Forte”, conta ele.
Além da instalação da câmera, o Forte vem recebendo melhorias estruturais desde o início deste ano. Entre as melhorias está a pintura, que já foi feita duas vezes, mas para melhor preservação do local, a manutenção da pintura passará a ser feita a cada 90 dias.
A Comsercaf também está preparando um cronograma para a realização de poda na área de vegetação no entorno do Forte. Ainda de acordo com Evangelos, está sendo estudada a possibilidade que o local receba novas câmeras em breve, para aumentar a vigilância, incluindo no Morro da Guia.