Calendário da Vistoria Itinerante, ampliação de atendimento, e horário de funcionamento no feriado foram algumas das ações anunciadas
Tunan Teixeira
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) anunciou no último fim de semana, diversas ações que terão impacto para os moradores do interior do estado, e principalmente para as cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense.
Entre os anúncios está o novo calendário da Vistoria Itinerante, serviço que, de mês a mês, visita as cidades do interior do Estado do Rio, levando serviços como. licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.
Até o fim deste mês de abril, serão 37 municípios do interior, sendo 11 da região, São Fidélis (dias 11, 18 e 27), Carapebus (11 e 25), Silva Jardim (11 e 17), Saquarema (12), Conceição de Macabu (12 e 26), São João da Barra (12 e 19), Rio das Ostras (13 e 27), Arraial do Cabo (18 e 25), Trajano de Moraes (19), Quissamã (24) e Iguaba Grande (26), que receberão os serviços.
Além dos postos itinerantes que percorrerão o interior do estado durante este mês de abril, 19 postos de vistoria passaram a funcionar com horário estendido, atendendo também no horário noturno, até ás 22h.
“Com isso, serão oferecidas 2.120 vagas de licenciamento anual a mais por dia, totalizando 12.939. A medida dará mais comodidade aos clientes, que poderão optar por realizar o serviço até mesmo fora do horário comercial”, explica o Detran-RJ, sem, no entanto, incluir o posto de Macaé nesta lista.
Dos 19 postos, quase a metade, 9, ficam localizados no interior do estado, sendo 4 nas cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, mas a Capital Nacional do Petróleo, que há anos pleiteia um aumento no número de vagas de vistorias no posto da cidade, novamente não foi contemplada com o horário noturno.
Entre as cidades da região cujos postos funcionarão até ás 22h, estão Araruama, como o o posto da Avenida Getúlio Vargas s/nº; Campos dos Goytacazes, com os postos da Rua XV de Novembro, 70/80; e da Avenida Nilo Peçanha, 614; além do posto de São Pedro da Aldeia, na Rua Augusto Menezes, 5.
O Detran-RJ informou ainda que o ponto facultativo decretado pelo governo do estado na próxima quinta-feira, 13, véspera do feriado da Sexta-Feira Santa, afetará apenas a sede do órgão, no centro do Rio, mas que todos as demais unidades, sejam elas de vistoria, de habilitação, identificação civil, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs), funcionarão normalmente até quinta, 13, fechando de sexta a domingo, e retornando na próxima segunda, 17.