Depois de muitas denúncias, foi realizada uma grande operação para coibir as invasões que estavam ocorrendo no final da Rua 12, em Aquarius, bairro do segundo distrito de Cabo Frio. A área é considerada de proteção ambiental e pertence ao Parque Mico Leão Dourado.
A ação contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, a Coordenadoria de Assuntos Fundiários, 25ª BPM- Batalhão de Policia Militar, UPAM- Unidade de Policiamento Ambiental, INEA- Instituto Estadual Ambiental e o MP-Ministério Público.
De acordo com a Polícia Militar 22 pessoas foram encaminhadas para a Delegacia da cidade. Os detidos foram qualificados e responderam pela prática de crime ambiental, conforme estabelece a Lei 9.605/98. Além das pessoas, foram apreendidos, foices, facões, luvas, fios, martelos, dentre outros itens utilizados para a invasão.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira Dias, toda operação em campo exige investigação e planejamento, para não despertar curiosos e nem deixar que os criminosos sejam avisados. “Agradecemos as denúncias e estamos agindo dentro do que podemos, com ajuda de vários órgãos como o BPM, a UPAM, o INEA e o MP. Vamos anotar toda operação e entregar para a justiça. Vamos ver pessoas respondendo por esses crimes ambientais na Justiça. Obrigado aos que têm consciência e vamos sim em todas as denúncias demolir e prender quem está errado”, finalizou Jailton.