Mídias Sociais

Cidades

Crise e reconstrução econômica serão debatidas nesta terça-feira (11) em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Trabalhos universitários sugerem uma reconfiguração

Tânia Garabini

 

No auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, a partir das 14 horas desta terça-feira (11) acontece o seminário “Olhares Acadêmicos sobre Macaé em Cenário de Crise Econômica”, como parte do projeto “Macaé: Processos de Reconstrução Econômica e Social no Cenário de Reconfiguração da Cadeia de Petróleo e Gás”, desenvolvido pelo Ensino Superior por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisa – Observatório da Cidade.

Durante o evento será realizada uma mesa-redonda com cinco eixos de trabalho onde os participantes debaterão as “Transformações na vida na cidade: rupturas, continuidades e resiliência”; “Cenários da economia do petróleo: inserção e perspectivas para o município”; “Economia e desenvolvimento: impactos das atividades do petróleo”; “Gestão municipal em tempos de crise e vulnerabilidades”; e “Reestruturação produtiva: novos arranjos urbanos”. A mesa será mediada por Meynardo Rocha e Sheila Ribeiro de Abreu e Silva, do Observatório da Cidade.

O projeto é fruto do estabelecimento de parcerias com universidades públicas e privadas do município e região com a colaboração da sociedade civil organizada, estudantes e demais interessados nas discussões sobre a Macaé de hoje e do futuro, tendo como ponto de partida a compreensão da crise, que começou em 2012, e as grandes questões advindas desse contexto.

São aproximadamente 38 trabalhos de 48 pesquisadores envolvidos na produção de artigos científicos que serão publicados em um livro, com elaboração, edição e revisão da Secretaria de Ensino Superior, que deverá ser lançado pela prefeitura durante a 10ª Brasil Offshore – de 25 a 28 de junho, em Macaé. O evento é desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Mais lidas do mês