Mídias Sociais

Cidades

Criação da APA do Mangue de Pedras, em Búzios, é oficializada

Publicado

em

 

A Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedras (APA Mangue de Pedras) está oficialmente criada em Búzios.     Na última semana, foi assinado o decreto nº1059, publicado no Boletim Oficial e realizada uma cerimônia de oficialização do ato.

A partir de então, a área de 75 hectares passa a receber uma atenção especial da Prefeitura para a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes. Além disso, com a criação da APA a ideia é manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar restingas, florestas atlânticas, vegetação xerofítica, cordões arenosos, costões rochosos, formações geológicas notáveis e sítios arqueológicos contidos em seus limites.

A instituição desta APA é uma antiga aspiração da população local. A decisão em transformar a área em APA, considerou o aspecto sustentável desta unidade de conservação, prevista no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, onde poderão ser exercidas as atividades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, além de possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico no seu interior.

“Acredito que esse é um momento histórico por unir de forma concreta a luta travada a tantos anos pelos ambientalistas e pela sociedade civil ao Poder Público. Um vitória que não é só para o Meio Ambiente, mas também para a Cultura, a História e o Turismo.", reafirmou o secretário de meio ambiente Hamber Carvalho.

O Mangue de Pedras é um ecossistema raro que compõe um dos três últimos exemplares existentes no mundo e está localizado na parte continental do município, entre a Praia Gorda e Ponta do Pai Vitório, no histórico bairro Rasa, formado originalmente por quilombolas.

“Sempre digo que Búzios já seria tudo que é para o país só pela grandeza e importância do que temos aqui nesta área do município, o bairro Rasa e suas riquezas culturais, históricas e ambientais, tendo o Mangue de Pedras como símbolo maior. Vale lembrar que em 2013 revogamos a licença daquele empreendimento monstruoso que seria realizado aqui e só destruiria todo esse ecossistema.”, reforçou o prefeito André.

Vale lembrar que todas as atividades econômicas sustentáveis, só poderão ser iniciadas, após a criação do plano de manejo participativo, mediante a criação do Conselho Gestor, que serão realizadas ao longo de cinco anos. Neste tempo fica vetado qualquer nova construção na zona de abrangência da APA.

 

 

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana