Mídias Sociais

Cidades

Corpo de Bombeiros divulga balanço da “Operação Verão”, realizada nas praias de Macaé e Rio das Ostras

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Ao todo foram feitos 3.086 salvamentos marítimos, com um efetivo de 80 guarda-vidas atuando em revezamento.

O Corpo de Bombeiros divulgou o balanço oficial da Operação Verão, realizada nas praias de Macaé e Rio das Ostras, de dezembro do ano passado, até o último domingo (17). Ao todo foram feitos 3.086 salvamentos marítimos. Um efetivo de 80 guarda-vidas atuou em revezamento, em 100 postos de salvamento em ambas as cidades, reforçando a segurança dos banhistas nas praias com o auxílio de equipamentos como motos aquáticas, lanchas, botes e quadrículos.

Para o comandante do 9º Grupamento Marítimo dos Bombeiros, tenente-coronel André Siqueira, o trabalho de prevenção é fundamental para evitar afogamentos.

“Algumas praias possuem uma corrente de retorno que acaba puxando o banhista para o alto mar. E o afogamento geralmente ocorre depois que a pessoa leva o corpo à exaustão, tentando sair da água. É muito importante que a população obedeça à sinalização. Na dúvida, a recomendação é não se expor ao risco, procurando um local onde há guarda-vidas, antes de entrar na água”, avaliou Siqueira.

Rio das Ostras ficou em terceiro lugar no ranking de salvamentos marítimos em 2018. Ao todo, de janeiro a dezembro, 2.513 foram resgatadas no mar da cidade. No mesmo período, houve 4.342 salvamentos em Cabo Frio, 4.025 pessoas em Copacabana e 2.426 em Saquarema.

 

Mais lidas do mês