Mídias Sociais

Cidades

Concessionária do Aeroporto de Macaé assina contrato de consórcio para construção de nova pista de pouso e decolagem

Publicado

em

 

Concessionária do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, a Zurich Airport Brasil assinou, nessa segunda-feira, 24, em Minas Gerais, o contrato para a construção da nova pista do aeroporto, cujo investimento previsto é de 220 milhões de reais.

O contrato foi assinado com a empresa do grupo suíço Zurich Airport que também administra os aeroportos de Vitória, no Espírito Santo (ES), e de Florianópolis, em Santa Catarina (SC), e as construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia.

De acordo com a Zurich Airport Brasil, o consórcio formado entre as empresas será responsável pela implantação da nova pista de pousos e decolagens, incluindo as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento.

A previsão é de que a nova pista, cuja construção deve começar no próximo mês de junho, tenha 1.410 metros (m) de extensão, permitindo o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte, como o jato EMB 195, mudando a categoria da base aeroportuária.

Prevista no contrato de concessão do aeroporto como contrapartida a ser executada pela Zurich Airport Brasil, com prazo de execução de até 2 anos, a construção da nova pista deve gerar 380 empregos diretos e indiretos, conforme o consórcio de construtoras.

“Mesmo com as obras em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuarão operando de maneira regular”, voltou a garantir a concessionária.

A concessionária do Aeroporto de Macaé acrescenta ainda que o consórcio também será responsável pela relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal, e que o projeto prevê a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de “taxiways” e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.

“A nova infraestrutura de pista visa atender o crescente potencial da operação offshore na Bacia de Campos, e irá contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento da cidade, aliando a vocação turística da Costa Fluminense a um aeroporto adequado para operação offshore e comercial ”, afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.

A concessionária lembra também que, atualmente, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região, o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão, em 2019.

“O investimento da Zurich Airport amplia a infraestrutura logística e aumenta a competitividade do Estado, impulsionando nosso crescimento e comprovando que o Rio de Janeiro voltou a ser atrativo para grandes empresas e empreendimentos nacionais e internacionais. Além disso, beneficia Macaé e o Norte Fluminense, região que é um dos motores da economia fluminense”, argumentou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah (UNIÃO).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana