Mídias Sociais

Cidades

Cidades da Região dos Lagos participam do Dia D de vacinação contra a gripe

Publicado

em

 

As cidades da Região dos Lagos já confirmaram a participação no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizado neste sábado, 12. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem o objetivo de reforçar a importância da vacinação no grupo prioritário pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Cabo Frio, a secretaria de saúde confirmou que 25 unidades de saúde que farão a imunização, todas com atendimento das 8 às 17h. As unidades são: Centro de Saúde Oswaldo Cruz; ESF Angelim; ESF Boca do Mato; ESF Florestinha; ESF Gamboa; ESF Guarani; ESF Itajurú; ESF Jacaré; ESF Jardim Caiçara; ESF Monte Alegre; ESF Jardim Peró; ESF Manoel Corrêa; ESF Maria Joaquina; ESF Nova Califórnia; ESF Peró; ESF Praia do Siqueira; ESF São Jacinto; ESF Tangará; ESF Vila do Ar; ESF Vila do Sol; ESF Vila Nova; Hospital Jardim Esperança; PS Praia do Siqueira; PS Unamar; PAM Santo Antônio.

Desde o início da campanha no dia 24 de abril, apenas 4.300 pessoas se vacinaram, o que corresponde a 11% do público alvo. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde faz um alerta para que todos que se encaixem nos grupos prioritários compareçam a um posto de imunização o quanto antes.

Em São Pedro da Aldeia, a imunização ocorrerá na Sala de Vacinas e nas Unidades de Saúde do município, com exceção de Três Vendas e Mossoró, das 8h às 13h.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, destacou a importância de o público-alvo comparecer aos postos para se imunizar. “Estamos realizando a imunização do público-alvo em São Pedro da Aldeia desde o dia 25 de abril. É importante que a população procure a unidade mais próxima para se informar, quem ainda não se vacinou deve comparecer ao Dia D. Nossas equipes estão empenhadas em realizar o trabalho da melhor forma para a população”, destacou a secretária.

Em Iguaba Grande e Búzios, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão funcionando das 08h às 17h.

 

Sobre a vacina e doença - A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: a Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Também fazem parte do público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Lembrando que há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana