Mídias Sociais

Cidades

Cidades da Região dos Lagos participam do Dia D contra Pólio e Sarampo neste sábado, 18

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As cidades da Região dos Lagos participam neste sábado, 18, do Dia D contra Pólio e Sarampo. A estratégia, proposta pelo Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais, tem como objetivo manter a elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus, bem como vacinar contra o sarampo e a rubéola, mantendo o estado de eliminação dessas doenças no país.

Em Cabo Frio, 17 polos de vacinação estarão abertos das 9h às 17h. Sendo eles: O Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC); os Esf’s Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Itajuru, Jacaré, Tangará, Boca do Mato, Maria Joaquina, Samburá, Monte Alegre e Peró; UBS da Praia do Siqueira; Hospital do Jardim; PS de Unamar; PAM de Santo Antônio, Esf Florestinha e Angelim.

A meta do município é vacinar 10.662 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias em cada doença, ou seja, 95% do público-alvo. “A vacina é importante porque mantém o bloqueio vacinal, já que temos registros dessas doenças no país. É importante mantermos a cobertura alta. Os pais têm a grande responsabilidade de conduzirem suas crianças para tomar a vacina e, assim, mantê-las protegidas”, destacou o médico Beto Nogueira, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

Em Búzios a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, na Policlínica de Manguinhos e na Policlínica de Vila Verde, das 8h às 17h.

Em São Pedro da Aldeia, a mobilização ocorrerá nas Unidades de Saúde do município, com exceção da UBS Centro/Mossoró, das 8h às 13h. Os moradores da localidade serão referenciados para a Sala de Vacinas, no Centro, e a UBS Porto da Aldeia.

No município, o Dia D imunizará apenas crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal, com exceção daquelas que foram imunizadas nos últimos 30 dias. Nos demais dias de Campanha, a vacinação contra o sarampo será estendida para pessoas de cinco a 49 anos de idade.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, lembra que a vacinação vai seguir até o dia 31 de agosto nos postos de saúde aldeenses, com exceção dos bairros Três Vendas e Recanto das Orquídeas. “Apesar das Unidades Básicas de Saúde de Três Vendas e Recanto das Orquídeas não possuírem sala de vacinação, elas vão dispor de vacinas nesse Dia D para imunização dos moradores”, comentou.

Em Arraial do Cabo, todas as unidades de saúde estarão funcionando das 8h às 17h, com atendimento exclusivo para vacinação. A expectativa da Secretaria de Saúde, é vacinar 95% das 1.447 crianças que estão dentro do público alvo.

Vale lembrar que é necessário levar a caderneta de vacinação da criança para tomar a dose. A Campanha Nacional de Vacinação iniciou no último dia 6 e além do dia D, seguirá com a vacinação até o dia 31 de agosto.

 

Sobre as doenças - O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Documentos obrigatórios: carteira de vacinação e cartão do SUS.

 

Mais lidas da semana