Mídias Sociais

Cidades

Cerca de 40 mil alunos retornaram às aulas na rede pública municipal de Macaé nesta semana

Avatar

Publicado

em

 

Primeiras semanas de aula na rede pública municipal de Macaé contam com esquema de adaptação em que horário dos turnos vai subindo de forma gradativa, o mesmo acontecendo com o horário das escolas em tempo integral

A volta às aulas na rede pública municipal de Macaé movimentou cerca de 40 mil estudantes, familiares, professores e funcionários, nesta segunda-feira, 4, com uma recepção especial em escolas na região central e na região serrana do município.

Neste primeiro dia de aula, alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e do Ensino Médio, participaram de dinâmicas, diálogos específicos e aulas com apresentação, enquanto a garotada da Educação Infantil, dos 2 aos 5 anos, iniciou com período adaptação, que segue até o próximo dia 15.

De acordo com o ex-vereador e atual Secretário de Educação, Guto Garcia (MDB), este ano, a prioridade é contar com todas as crianças acima de 2 anos nas salas de aula, estudando em horário diferenciado, recebendo acolhimento e atividades pedagógicas diversificadas.

“Estamos reformando, ampliando espaços e construindo novas escolas para melhor atender a demanda”, comentou Guto.

A prefeitura ressalta que para receber os estudantes, muitos dos espaços escolares, principalmente do segmento infantil, ganharam decoração diferente com cartazes e até mesmo músicas e funcionários caracterizados.

Com o lema “Volta às aulas na Cândida é pura alegria e fantasia”, foram realizadas ações nas salas de aula, como contação de histórias, dramatização, cantigas  e atividades na piscina de bolinha e  brinquedos do pátio, enquanto os adolescentes do Ensino Fundamental fizeram parte de rodas de conversa, diálogos e até receberam kits escolares, que serão entregues no decorrer deste mês para todos os alunos.

Nesse período inicial do ano letivo do ensino público municipal em Macaé, a prefeitura lembra que até esta sexta-feira, 8, os alunos da Educação Infantil terão um horário diferenciado, com o primeiro turno das 7h30 às 9h30 e o segundo, das 13h às 15h, e as escolas que funcionam em tempo integral vão atender das 7h30 às 10h30.

Segundo o governo municipal, a medida tem como objetivo oferecer aos alunos um período de adaptação gradativa, com os turnos da segunda semana de aulas, de 11 a 15 de fevereiro, das 7h30 às 10h30, e das 13h às 16h, e as escolas em tempo integral, das 7h30 às 14h30, com as refeições realizadas de acordo com cronograma específico da Secretaria de Educação.

Apesar de a maioria da rede de ensino do município ter regressado às aulas nesta segunda-feira, 4, a volta às aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco, na Barra de Macaé, segue prevista para a próxima segunda-feira, 11, em virtude das obras de manutenção nas arquibancadas do Estádio Cláudio Moacyr.

“Mesmo sem a estrutura da escola estar comprometida, o prédio permanecerá fechado na primeira semana de aula da rede. Já as  atividades nas unidades no  Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro, também iniciam no próximo dia 11”, ressaltou o governo municipal.

 

Mais lidas da semana