Mídias Sociais

Cidades

Cerca de 200 mil foliões aproveitam o Carnaval em Búzios de forma tranquila

Publicado

em

 

Apesar da festa ter começado em meio a polêmica do cancelamento de três grandes shows, o Carnaval de Búzios ocorreu de forma tranquila e ordenada. Os aproximadamente 200 mil foliões puderam aproveitar diversos blocos e shows, além das belas praias, sem que nenhum registro de ocorrência grave tenha ocorrido.

De acordo com a Prefeitura, o Centro da cidade e bairros como Geribá, Manguinhos, Tucuns e Rasa, receberam os principais desfiles, reunindo com seus nomes irreverentes e alegria extrema, milhares de foliões. Com apoio da Prefeitura de Búzios, dezesseis blocos desfilaram pelas ruas arrastando turistas e moradores embalados pelas bandas que já são tradição na cidade.

Uma série de shows com a participação de bandas de renome animou a praia de Tucuns, o INEFI na Rasa e a Praça Santos Dumont no Centro. Intitulado “Búzios Carnaval Fabuloso”, o evento promovido pela Prefeitura de Búzios reuniu uma programação diversa com samba, forró, sertanejo, pagode e marchinhas, atraindo grande público.

Também a Feira Periurbana realizada na Praça Dona Dita, na Ferradura, funcionou todos os dias de Carnaval com programação própria incluindo desde bailinho infantil e desfile de bloco, até apresentação de banda de rock.

Plantões garantiram os serviços básicos e todo o ordenamento da cidade, envolvendo interdições de ruas, desvios de trânsito, recolhimento de lixo, varrição e apoio de ambulâncias.

Realizada em conjunto pela Polícia Militar com apoio do contingente do PROEIS e da Guarda Municipal, e um aparato de 130 câmeras instaladas pela cidade, a segurança garantiu um período tranquilo de feriado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública Diogo Souza, reuniões com os organizadores dos blocos ajudaram no mapeamento dos trajetos de todos os desfiles, e baseado nesses dados, foi realizado o planejamento da segurança necessária em cada local. O secretário destacou também o recente treinamento da equipe de Pronta Resposta da Guarda Municipal, no Batalhão de Polícia de Choque. Os guardas possuem instrução de distúrbio civil, aplicação de técnicas não letais e uso progressivo da força, estando capacitados para agirem em caso de necessidade.

"Ressalto a importância das reuniões prévias feitas com os responsáveis pelos blocos. Através desses encontros pudemos organizar tudo. Um exemplo foi a mudança que sugerimos no itinerário do bloco “Cachaça no Bule”, que este ano pela primeira vez não foi até o trevo da Barbuda, o que facilitou demais o trânsito. Direcionamos o público para a praça que fica atrás do Cilico’s e a iniciativa foi um sucesso", observa o secretário.

 

 

Shows em Geribá foram cancelados - As apresentações do cantor Toni Garrido, da banda Blitz e do grupo Jota Quest, que estavam previstas para acontecer na Praia de Geriba, durante o Carnaval acabaram sendo canceladas, devido a alguns contratempos.

A empresa, que estava montado o palco para a realização da festa parou a montagem, devido a uma recomendação do Ministério Público emitida na quinta-feira, 28. O documento informava que os shows não deveriam ser realizados por conta da falta de documentos de liberação necessários.

Apesar da documentação ter sido liberada no dia seguinte, a empresa parceira que viabilizou a estrutura de palco e sonorização, não teve mais tempo hábil para que toda a estrutura ficasse pronta.

 

Mais lidas da semana