A Prefeitura de Casimiro de Abreu espera tomar mais uma atitude para equilibrar o orçamento do município, propondo ao asilo "Casa dos Velhinhos" um novo acordo para o repasse de verba à entidade. A proposta é fazer o repasse de verba conforme o número de idosos assistidos e mais uma vaga para atendimento de algum caso emergencial.
O Município explica que, no caso do asilo, a transferência dos recursos era feita com base no número de 25 idosos, tendo ou não esta quantidade em atendimento. Porém, atualmente, são 18 os que foram encaminhados pelo Poder Público à instituição. Quanto aos outros 41 idosos que estão na instituição, o município esclarece que parte é custeada pela família por meio de mensalidade ou por uma prefeitura vizinha, que também envia assistidos para o local.
Recentemente, segundo a Prefeitura, foi quitada a primeira parcela do ano no valor de R$ 120 mil referente aos meses de janeiro a abril. O governo reforça que, segundo a legislação, a próxima será paga já nas novas regras do repasse, diante da prestação de contas da última subvenção em cumprimento a exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Ainda segundo a Prefeitura, foi proposto ainda que os representantes se reúnam com o Ministério Público para analisar e formalizar algumas idéias que contribuam para o aumento da arrecadação do asilo. A reunião deve acontecer nesta quinta-feira, 02.
Segundo a Prefeitura, depois da crise diversas ações foram tomadas para equilibrar o orçamento. Antes de rever os contratos sociais, houve cortes em outros contratos, fusão de secretarias com eliminação de outras, exoneração de servidores, mudança no horário do expediente, entre outras medidas.