Mídias Sociais

Cidades

Carapebus realiza capacitação sobre Benefício de Prestação de Continuada

Avatar

Publicado

em

 

 

No município, ao todo 168 pessoas participam do programa que dá garantia de um salário- mínimo mensal ao idoso com mais de 65 anos

 Bertha Muniz

A secretaria de Assistência Social de Carapebus realizou nesta uma capacitação sobre o programa BPC para assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), funcionários da secretaria municipal de Saúde, e ainda a equipe do Programa Bolsa Família.

 

O BPC é um benefício que dá garantia de um salário- mínimo mensal ao idoso com mais de 65 anos e também para pessoas com deficiência de qualquer idade e sem condições de prover sua manutenção e nem tê-la provida por sua família e que possua renda menor que um quarto do salário-mínimo.

 

O curso foi realizado através de uma parceria entre a secretaria e a agência do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) de Macaé, com a assistente social Marinete Moreira. Em Carapebus, ao todo 168 idosos são beneficiários do programa Benefício de Prestação de Continuada, o BPC- Idoso e 128 pessoas com deficiência, também são atendidos com esse benefício.

 

 

De acordo com órgão, o cidadão, inserido nesse contexto, deve procurar o CRAS, para orientações, esclarecimentos e preenchimento do formulário. Esse tipo de capacitação é oferecido pela secretaria aos técnicos da rede socioassistencial, especialmente do CRAS, para qualificar ainda mais o atendimento ofertado à população. Segundo a coordenadora de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS- Aline Giovannini, o curso enfatizou principalmente as mudanças impostas pelo decreto federal 8805/2016, que altera o regulamento do BPC.Para a secretária de Assistência Social, Cíntia Camargo, “é fundamental empreendermos esforços conjuntos para garantir o direito de nossos usuários”.

 

Mais lidas da semana